Aproveitando o início do plano de melhoria na Rodovia BR-101 em função da privatização da estrada, o prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Antunes (DEM), enviou ao presidente da concessionária Autopista Fluminense, Flávio Almada, um ofício para reiterar o pedido de obras no corredor viário. No local, circulam milhares de veículos diariamente.
Através da medida, Antunes quer que sejam atendidas reivindicações feitas ao longo do ano passado em prol de melhores condições de segurança para motoristas e pedestres. Os pedidos incluem obras de pavimentação, drenagem, construção de passarelas, e de portais para facilitar o acesso e saída do município. O ofício foi enviado ao presidente da Autopista Fluminense no último dia 20. A ocorrência de três acidentes – em que uma pessoa morreu e pelo menos outras três ficaram feridas – nos últimos dias em diferentes trechos da BR 101, fez com que a preocupação do prefeito aumentasse.
Em março de 2006, José Luiz enviou ofícios a representantes da área de Transporte com a localização dos pontos críticos e as sugestões de melhorias em cada um deles. Os documentos foram endereçados ao Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
No último dia 18, o prefeito de Rio Bonito se reuniu com Flávio Almada para cobrar soluções para os problemas. Além do prefeito, o secretário de obras e serviços públicos de Rio Bonito, Ronen Antunes, também foi recebido pelo presidente da Autopista Fluminense na sede da empresa, no bairro Parque Indiano. No encontro, o prefeito também se mostrou esperançoso em que o processo de privatização da rodovia possa gerar empregos para a população riobonitense.