Depois de esperar em vão que o governo do Estado realizasse a recuperação asfáltica da Estrada do Coco, a BA- 099, a prefeita Moema Gramacho determinou que a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura iniciasse mais uma operação tapa-buracos na via estadual que atravessa a cidade. Na semana passada, em ofício ao governo do estado e ao Derba, a prefeita cobrou a realização da obra, preocupada com o aumento dos riscos para motoristas e pedestres. “Não obtivemos, sequer, resposta ao ofício”, afirma a prefeita.
Na operação, a prefeitura vai aplicar mais de 30 toneladas de asfalto no trecho entre o Km 0, saída do Aeroporto, até o km 7, na ponte sobre o Rio Joanes. Essa é a quarta vez só este ano que o município assume a manutenção da BA 099. Nos últimos dois anos, a única obra de manutenção realizada pelo Derba no trecho que atravessa Lauro de Freitas foi a contenção de uma erosão após o rompimento do meio fio causado pelas chuvas do ano passado, próximo ao Condomínio Vila dos Coqueiros.
Moema destaca, no entanto, que é uma operação emergencial. “A Estrada do Coco precisa de uma completa recuperação asfáltica, e da base em alguns locais onde o tapa-buracos já não funciona mais”. O acostamento também necessita de uma recomposição, inclusive com obras de drenagem. “Vamos continuar cobrando do Estado, fazendo o que estiver ao alcance do município”, afirma a prefeita.