Tem início, nesta segunda-feira (08/10), a distribuição de 50 mil folhetos nas praças de pedágio da malha Renovias abordando a importância do ar puro e incentivando todos a tomarem atitudes que evitem a poluição. A iniciativa faz parte da campanha Preservar o Meio Ambiente – Dever de Todos, lançada em junho.

O material destaca que, há 20 anos, foi firmado o Protocolo de Montreal, no Canadá, reunindo 24 países que se comprometeram a reduzir gradativamente o uso de gases tóxicos que destroem a camada de ozônio. Apesar de atualmente esse protocolo ter a adesão de 191 países, ainda há muito a ser feito para melhorar a qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos.

“As constantes queimadas das matas, destruição das florestas e o excesso de poluição gerado pelas indústrias e veículos contribuem cada vez mais para o desequilíbrio do meio ambiente”, aponta o responsável pelo departamento de meio ambiente da Renovias, o engenheiro agrônomo Fabio Albamonte Amaral Filho.

Além da distribuição dos folhetos, a Renovias tem realizado ações efetivas para contribuir com a qualidade do ar. Já foram realizadas pela concessionária ações como distribuição de 20 mil mudas de árvores em praças de pedágio e medição de fumaça preta em veículos movidos a diesel. A campanha tem apoio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Florestal Cantareira e CityGráfica.

ATITUDES CORRETAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO AR

· Não utilize produtos que contenham gás clorofluorcarboneto (CFC), encontrado principalmente em geladeiras antigas. Não provoque queimadas em terrenos ou matas. Preserve bosques e florestas;

· Mantenha o motor de seu veículo regulado conforme recomendação do fabricante e faça revisão preventiva;

· Fique atento ao escapamento e leve o veículo à oficina sempre que perceber fumaça visível. Nunca remova o catalisador e abasteça com combustível de boa qualidade;

· Desligue o motor de caminhões quando estacionar: o gasto em um ano pode chegar a três mil litros de diesel, o que se transforma em toneladas de poluentes tóxicos na atmosfera;

· Não quebre o lacre da bomba injetora, pois aumenta o consumo de combustível e, conseqüentemente, gera poluição. Preste atenção na pressão dos pneus e evite o excesso de carga.