O presidente do primeiro construtor automotivo do Japão, a Toyota Motor, Katsuaki Watanabe, apresentou nesta quinta-feira desculpas públicas depois que o grupo foi acusado de ter ocultado defeitos técnicos em alguns de seus carros e que provocaram um acidente em 2004.

“Apresento minhas mais sentidas desculpas por ter preocupado os consumidores”, declarou Watanabe, inclinando-se por longo tempo diante das câmeras de televisão, na mais pura tradição japonesa.Watanabe prometeu colaborar com a investigação em curso e também expressou sua solidariedade para com as vítimas de um acidente de trânsito que, em 2004, causou ferimentos em cinco pessoas por causa de um defeito no eixo de um dos pneus do carro, um modelo Hilux Surf.

Em outubro daquele ano, a Toyota anunciou a retirada de 330.000 veículos desse tipo, que apresentavam onze casos de defeitos técnicos. A polícia estabeleceu posteriormente que o grupo conhecia a existência de 82 casos de defeitos e que tinham conhecimento dos mesmos, mas nada fizeram para alertar os consumidores.