Comportamento dos condutores é fundamental para salvar vidas nas rodovias
Dados registrados até setembro deste ano pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram um cenário de aumento de mortes nas rodovias do Paraná em 2024.
De acordo com a Corporação, comparando o mesmo período de 2023, o número de mortes atingiu quase 8%, quando 443 pessoas perderam suas vidas em sinistros (acidentes) em rodovias paranaenses, 32 a mais em realçai ao ano de 2023. O aumento de óbitos é acompanhado pelos números de sinistros e de feridos, que aumentaram 5,7% e 6,5%, respectivamente, na quantidade registrada.
Segundo a PRF, a tendência de alta já era observada e a Unidade do Paraná realizou alertas ao final do primeiro e do segundo trimestre, buscando uma condução mais responsável dos condutores e também passou a intensificar a fiscalização das condutas relacionadas aos sinistros.
Dos tipos de sinistros responsáveis por aumentar o número de mortos nas rodovias, destacam-se dois: a colisão frontal e o atropelamento de pedestres; estes não são os mais frequentes, ocupando a sétima e a oitava posição no ranking de tipo de sinistros, entretanto ocupam os dois primeiros lugares na lista de óbitos.
Segundo o levantamento, o aumento de 14% de óbitos em colisões frontais e de 7,4% nos atropelamentos elevou em 22 a quantidade de vidas perdidas em sinistros nas rodovias paranaenses, chegando a triste marca de 204 vidas nesses dois tipos de ocorrências. Quase metade (46%) das mortes ocorrem em sinistros do tipo colisão frontal e atropelamento de pedestres.
A PRF registrou no Paraná um aumento no número de engavetamentos, ocorrências que envolvem três ou mais veículos em colisão traseira. Acompanhando esta alta, seguem os óbitos nessas ocorrências, que saltaram 300% em comparação a 2023. Passando de 89 para 102 sinistros registrados, os engavetamentos elevaram o número de óbitos de 6 para 18.
Sinistros de trânsito
Os acidentes, atualmente são tecnicamente classificados como sinistros de trânsito. Esta mudança de termo vem em razão de que o acidente remete a algo que não poderia ser evitado, o que os dados apontam não ser verdade. A conduta dos usuários das rodovias é o fator-chave para diminuir a violência do trânsito. Uma conduta dos motoristas é primordial para evitar ou, ao menos, para diminuir a gravidade dos acidentes: respeitar o limite de velocidade da via. As ocorrências de engavetamentos, por exemplo, costumam estar intimamente ligadas a redução de visibilidade da via, seja por neblina ou chuva, e o abuso de velocidade costuma dar início ao sinistro.
Desde o primeiro semestre, quando observou no Paraná o aumento de mortos em acidentes conectados ao excesso de velocidade, a PRF passou a reforçar a fiscalização destas condutas. De janeiro a setembro, o número de condutores flagrados em excesso de velocidade aumentou de 128.174 para 132.018. Os números de condutores flagrados realizando ultrapassagens proibidas, continuam em um patamar altíssimo, apesar de discreta diminuição. Os flagrantes de ultrapassagem equivalem a mais de 93 flagrantes por dia.
A PRF mantém diálogo constante com outros órgãos e entidades buscando melhorar as condições das vias, aumentar a fiscalização de condutas e promover uma melhor educação para um trânsito mais seguro. Na busca para a diminuição da violência no trânsito, especialmente nas rodovias, é preciso que o comportamento de cada condutor, de cada usuário, seja melhor e mais consciente. A diminuição dos números de mortos e feridos é de responsabilidade de todos, principalmente de cada pequena ação de segurança realizada individualmente.
Sinistros em rodovias – PRF Paraná – de Janeiro a Setembro | |||
2023 | 2024 | Diferença | |
Sinistros | 5.230 | 5.527 | 5,68% |
Óbitos | 411 | 443 | 7,79% |
Feridos | 5.761 | 6.136 | 6,51% |
Ranking principais tipos de sinistro | |
2024 | |
Saída de leito carroçável | 1061 |
Colisão traseira | 1003 |
Colisão transversal | 671 |
Colisão lateral mesmo sentido | 597 |
Tombamento | 460 |
Colisão com objeto | 434 |
Colisão frontal | 350 |
Atropelamento de Pedestre | 232 |
Óbitos por tipo de sinistro em 2024 – comparativo com mesmo período 2023 | ||
Colisão frontal | 131 | 14,9% |
Atropelamento de Pedestre | 73 | 7,4% |
Saída de leito carroçável | 61 | -4,7% |
Colisão transversal | 49 | 36,1% |
Colisão traseira | 34 | -20,9% |