PRF apreende bitrem carregado com 25 toneladas de maconha em SC
RECORDE: Maior apreensão da história em Santa Catarina e a maior da PRF, em 2023. Foto: Divulgação/PRF

De acordo com a Corporação, quantidade representa um recorde no Estado

Carreta carregada com 25 toneladas de maconha foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PÇRF), no sábado (28), em Santa Catarina. A droga apreendida representa, segundo a Corporação, a maior da história realizada pela PRF em Santa Catarina, e a maior em todo o Brasil, em 2023.

Segundo a PRF, foram 25 toneladas de maconha eram transportadas pelo bitrem que partiu do Mato Grosso do Sul. No momento da abordagem, o caminhoneiro, de 44 anos, disse aos policiais que tinha saído de Carapó (MS), com destino a Criciúma (SC). Mas após minutos de conversa, o homem apresentou explicações confusas e versões conflitantes sobre a viagem. Diante das suspeitas, os PRFs resolveram inspecionar a carga de milho a granel, e logo encontraram vários pacotes escondidos sob os grãos.

Os policiais conduziram a carreta a uma empresa para descarregarem o milho, e lá constataram centenas de embalagens de maconha, cuidadosamente envolvidas em material impermeável. Os agentes ainda localizaram 90 quilos de skunk e 2 quilos de haxixe. As duas drogas são derivadas da maconha, mas com efeitos mais potentes e nocivos ao cérebro.

O motorista, que já tem passagem policial por estelionato, foi preso em flagrante e apresentado à Polícia Civil.

Para Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas, essa apreensão da PRF é mais uma prova de como o crime organizado está utilizando caminhoneiros na logística das suas atividades criminosas. “Quando fizemos o estudo” As Drogas e os Motoristas Profissionais” alertamos que motoristas usuários de drogas passam a ter contato com o mundo do crime e muitos são assediados para transportar drogas, armas, munição, contrabando, escondidos na carga legalizada. Seria importante fazer o exame toxicológico do cabelo neste caminhoneiro. É muito difícil que não seja usuário de drogas.”