Uma tecnologia a laser, à prova de detectores de anti-radar, que pode funcionar durante oito horas sem recarga de bateria e tem capacidade de registrar duas infrações por segundo será utilizada pela PRF nas estradas federais da Paraíba. O radar fotográfico será utilizado no Estado, já nesta semana, durante o período da Operação Semana Santa que terá início à zero hora da próxima quinta-feira, com encerramento previsto para as 24 horas do próximo domingo.
O aparelho que dispensa a abordagem dos motoristas infratores, pois receberão a multa no endereço fornecido para licenciamento do veículo, com foto, local e hora da infração. Embora o aparelho seja móvel, a sua colocação ao longo das rodovias federais obedecerá ao que determina a Resolução 146 do Contran, onde no seu anexo II, diz que obrigatoriamente deve haver uma placa de sinalização no espaço entre mil e dois mil metros do equipamento de verificação (radar).
O equipamento tem autonomia de operar com precisão em horários noturnos e dias chuvosos, flagrando todos os tipos de veículos que ultrapassarem o limite de velocidade máxima permitida, inclusive motocicletas.
As fotografias, então, serão encaminhadas para uma central, onde depois de convalidadas e checadas de acordo com os registros dos veículos, o proprietário receberá a notificação da autuação com Aviso de Recebimento (AR) em até 30 dias para oferecer sua defesa de acordo com o que reza a legislação de trânsito.