As rodovias federais ganham o reforço de mais policiais especializados no combate ao crime

A formatura do XXVI Curso de Técnicas Policiais de Combate ao Crime (TPCC) foi realizada no auditório da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) na cidade de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (27). A solenidade contou com a presença do diretor-geral, Renato Antônio Borges Dias, do superintende da PRF no Rio de Janeiro, Rafael Alvim, e do Comandante da AMAN, General Costa Neves.

O curso, que teve duração de 28 dias, foi ministrado na AMAN desde o dia 02 de Julho. Com uma grade curricular composta por 12 disciplinas como Armamento e Tiro, Cumprimento de Mandado de Prisão e Gerenciamento de Crises, os alunos receberam 242 horas de instrução.

A disciplina de Patrulha Rural e Urbana teve uma extensa carga horária, com isso, os alunos receberam instruções do tema desde o início do curso. E pela primeira vez, Condução Veicular Policial passou a fazer parte desse curso de especialização.

A PRF contou com o apoio do Exército Brasileiro, que, pela segunda vez, cedeu seu espaço físico para a realização do TPCC. O curso foi aberto para outras instituições. Polícia Militar do Espírito Santo, Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) enviaram representantes para o XXVI TPCC.

Uma grande estrutura foi montada para a realização do curso. Ao todo, cerca de 60 policiais estiveram envolvidos nas instruções, seja para exercer atividades de apoio logístico, ministrando aulas ou na parte de coordenação. Após a desistência de um aluno na primeira semana, o XXVI TPCC forma 61 alunos, dos quais 58 são PRF, e que voltarão para as rodovias com uma visão mais técnica e especializada no combate ao crime.

Durante a cerimônia, o Diretor-Geral, Renato Antônio Borges Dias, ressaltou a importância do fortalecimento da área de ensino na PRF para que os policiais capacitados executem o seu trabalho com maior efetividade e, assim, a instituição seja reconhecida pela sociedade brasileira cada vez mais por sua excelência. Houve, também, uma homenagem ao comandante da AMAN, General Costa Neves, que foi presenteado pelo diretor-geral da PRF com uma lembrança alusiva ao curso e um boné da instituição.

Também estiveram presentes no evento, o diretor-executivo (DIREX) da PRF, José Roberto Gonçalves de Lima Neto, o coordenador-geral de operações (CGO), Antônio Vital de Moraes Júnior, o coordenador-geral de gestão de pessoas (CGGP), Jesus Castro Caamaño, e o coordenador de operações especializadas e fronteiras (COEF), Fábio Elissandro Cassimiro Ramos.

www.prf.gov.br