
Ocorrências foram registradas nessa sexta (26) e nesse sábado (27)
Na tarde de sexta-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 10 kg de pasta-base de cocaína e 6 kg de cloridrato de cocaína, durante uma abordagem no km 499 da Rodovia Fernão Dias (BR-381), em Betim (MG).
Segundo a Corporação, o flagrante ocorreu durante a fiscalização de uma van Mercedes-Benz, modelo Sprinter, quando um dos passageiros se mostrou bastante nervoso confuso ao responder os questionamentos dos inspetores.
Ao realizarem uma vistoria nas malas do citado passageiro, a equipe PRF localizou nove tabletes de pasta-base de cocaína e seis tabletes de cloridrato de cocaína.
O passageiro, que foi detido, alegou que receberia uma quantia em dinheiro para trazer levar a droga de São Paulo (SP) para Petrolina (PE).
Após a pesagem, foi constatado que o homem (35 anos) transportava aproximadamente 10 kg de Pasta Base de Cocaína e 6 kg de Cloridrato de Cocaína. Diante disso, o passageiro e droga foram encaminhados para Polícia Judiciária Federal em BH (MG).
Sábado
Já na manhã desse sábado (27), durante fiscalização em Rondônia realizou uma fiscalização de trânsito na BR-364, no km 698, em frente à base da PRF, em Porto Velho (RO).
Segundo a Corporação, foi parado um ônibus, que fazia o trajeto Rio Branco (AC) – Brasília (DF). Após a revista, foi encontrada uma carga de entorpecentes, incluindo pasta-base de cocaína e maconha.
Ainda de acordo com a PRF, foi questionado ao motorista se havia alguma encomenda despachada como carga sendo transportada, ao que o condutor confirmou. Durante a verificação dos documentos e das bagagens, foi observada uma discrepância entre o peso informado na nota e o peso de uma mala. O item, que estava fechada com um cadeado simples, estava com uma chave quebrada no interior.
A mala foi aberta e foram encontrados 49 tabletes de substância semelhante à pasta base de cocaína. Um teste preliminar, conhecido como “Teste de Scott”, indicou a presença de cloridrato de cocaína.
Prosseguindo com a inspeção das cargas, a equipe policial percebeu um forte odor característico de maconha proveniente de duas caixas idênticas. Ao abrirem as caixas, foram achados dez tabletes de substância análoga à maconha.
No total, a PRF apreendeu 59,4 kg de entorpecentes, sendo 52,9 kg de pasta base de cocaína e 6,5 kg de maconha, que estavam armazenados em volumes distintos no bagageiro do ônibus. As substâncias ilícitas tinham como destino final a capital Goiânia/GO. A carga foi encaminhada à Polícia Judiciária para os devidos procedimentos de destruição.

Ainda no sábado (27), por volta das 22h15, durante uma abordagem a um ônibus de turismo, que fazia a linha São Paulo (SP) – Garanhuns (PE), no km 429 da BR-116, em Feira de Santana (BA), durante fiscalização, o cão farejador K9 Umbro sinalizou positivamente para a presença de drogas em duas malas no compartimento de bagagens do veículo.
As malas, uma azul e uma preta, foram abertas pelos policiais, que encontraram um total de 64 tabletes de substância análoga à maconha, embalados com fita adesiva amarela. A droga pesava aproximadamente 50,95 kg. Junto com os pacotes, foram encontrados tênis, roupas de criança e roupas de mulher, indicando uma possível tentativa de disfarçar a carga ilegal.
A equipe da PRF conseguiu identificar a proprietária da mala. Ao ser questionada, a mulher, visivelmente nervosa, negou a propriedade das bagagens. No entanto foi descoberto que a passageira havia embarcado com seu filho em Maceió (AL), e depois retornado ao ônibus com as malas suspeitas após uma parada em São Paulo.
Diante dos fatos, a passageira foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Feira de Santana para as providências cabíveis.
Durante todo o procedimento, a passageira foi acompanhada por uma policial feminina e recebeu assistência, incluindo água e acesso ao sanitário. O Conselho Tutelar de Feira de Santana foi acionado para acompanhar a situação do filho da mulher.
A ocorrência foi registrada como tráfico de drogas, e foram encaminhados à Polícia Civil, além da droga, pertences pessoais da mulher, incluindo um celular e uma mochila.