MAUS-TRATOS: A PRF da Bahia descobriu desmanche clandestino e animais silvestres em situação de maus-tratos, em Paulo Afonso. Fotos: Divulgação

De acordo com a Corporação, no local, havia veículos com restrição de furto/roubo, além de 25 araras em situação de maus-tratos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriu que um ferro-velho localizado no perímetro urbano de Paulo Afonso (BA) era utilizado para desmanche de veículos. Quatro automóveis com ocorrência de furto/roubo foram identificados e diversas peças de carros roubados, apreendidas. No local também foram resgatados 25 pássaros presos em gaiolas.

De acordo com a Corporação, testemunhas informaram que um Fiat Strada estaria sendo desmanchado numa propriedade no bairro BTN III. Quando os agentes chegaram no local, verificaram o funcionamento de comércio de venda de peças automotivas usadas.

Ainda de acordo com a PRF, o responsável pelo imóvel foi identificado e autorizou a entrada no ferro-velho para averiguação, quando foi encontrado diversas peças de veículos desmontadas, confirmando se tratar de um local de desmanche de veículos furtados/roubados.

De acordo com os agentes, foram encontrados também carcaças de veículos serradas ao meio, com a numeração raspada e outros com as numerações de veículos com alerta de roubo. Alguns veículos estavam com o chassi separado da carroceria, e a gravação da numeração de identificação havia sido adulterada.

ADULTERADO: De acordo com os agentes, foram encontrados também carcaças de veículos serradas ao meio, com a numeração raspada e outros com as numerações de veículos com alerta de roubo.

Segundo a PRF, foram utilizadas técnicas de identificação veicular para que os agentes conseguissem identificar quatro veículos (VW Golf, VW Gol, Fiat Strada e GM Astra), todos com restrição de furto ou roubo.

No estabelecimento também foram resgatadas 25 aves silvestres que estavam aprisionadas em pequenas gaiolas, em local insalubre e ensejando total falta de cuidados, higiene e maus-tratos.

Questionado, o preso negou qualquer ilícito delituoso no seu comércio. Disse ainda não lembrar de quem comprou os veículos. Sobre os pássaros, confessou que criava os animais como passatempo.

Os animais foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental ICMBio e da ONG Animalia, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A ocorrência foi encaminhada para registro do flagrante e demais procedimentos legais na Polícia Civil de Paulo Afonso (BA).

Fonte: PRF