Em fiscalização de rotina, no km 688 da BR-153, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Itumbiara, agentes da PRF avistaram uma carreta seguindo em direção à Goiânia e que, de longe, pela baixa velocidade que desenvolvia, parecia estar com excesso de peso. Na abordarem da carreta, notou-se que o terceiro eixo estava levantado, condição em que trafegam os veículos sem carga.
O condutor, Cleiton Vogelmann,26, ao ser questionado sobre a carga, disse não estar carregado e que levaria a carreta do Paraná para Goiânia, onde a entregaria ao seu ex-sogro, que é o proprietário da mesma.
Policiais observaram que a carreta estava coberta por uma lona, que ao ser retirada, foram descobertas 600 caixas de cigarros, oriundas do Paraguai. Indagado sobre a origem da carga, que não possuía nota fiscal, Cleiton alegou que foi contratado para levá-la de Foz do Iguaçu(PR) à Goiânia, onde a deixaria em um posto de combustível. Ele não revelou os nomes dos contratantes.
Ainda foram encontrados com ele R$ 6 mil, resultado do adiantamento do valor a ser pago pelo transporte combinado para trazer a carga até Goiânia que era de R$ 10 mil. O condutor apresentou CNH categoria AB, imprópria para dirigir carretas, podendo responder também pelo crime do art. 309 do CTB (dirigir sem habilitação causando perigo de dano). Cleiton, dinheiro e a mercadoria foram encaminhados à Superintendência de Polícia Federal, em Goiânia.