ESTRATÉGIAS: PRF aprova Plano de Integridade para o período entre 2020 e 2028. Foto: Divulgação

De acordo com a PRF, documento – assinado na sexta-feira (24) – é um instrumento de governança pública

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprovou na sexta-feira (24) o Planejamento Estratégico, que contém os procedimentos balizadores da atuação da Corporação, no período entre 2020 e 2028.

De acordo com a Corporação, o documento foi assinado pelo diretor-geral, Eduardo Aggio, na sexta-feira (24), durante solenidade comemorativa dos 92 anos da instituição.

Ainda de acordo com a PRF, os valores institucionais estão entre os principais compromissos futuros da gestão. Segundo o diretor-geral Eduardo Aggio, a PRF elaborou seu Plano de Integridade, instituído por meio da Portaria nº 212, de 23 de julho de 2020. “O plano compõe o Programa de Integridade do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e visa a difundir, fortalecer e proteger os valores da instituição”, disse.

De acordo com o diretor-geral, a PRF, já desde sempre alinhada à ética pública, consagra-se em uma posição vanguardista no combate à corrupção e à fraude, ações desalinhadas à missão organizacional. “Um Programa de Integridade representa um importante passo para a atuação conjunta das áreas de controle interno, correição e disciplina, ouvidoria, transparência, ética, estratégia e gestão de pessoas, e visa a redução das vulnerabilidades que importem em riscos à Integridade do Órgão”, explicou.

Fortalecimento da PRF

Entre as ações do plano estão as de Corregedoria Preventiva; o fortalecimento da área de Controle Interno, o amadurecimento da Política de Governança, da Comissão de Ética e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), e a continuidade na formação da equipe de Agentes de Integridade, com representantes de todas as diretorias e superintendências da PRF.

“A Integridade deve ser efetivamente incorporada ao cotidiano do órgão para que a mudança seja tanto mais profunda quanto mais abrangente. A irreversibilidade do discurso da Integridade é uma prática obrigatória, reforçando a necessidade de sua consolidação como ativo institucional essencial e indispensável”, destacou Eduardo Aggio.

Confira na íntegra o Plano de Integridade da PRF clicando AQUI.