A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu o condutor de um caminhão na tarde de sexta-feira, 21, que portava dentro da cabine 40 comprimidos de rebite, na BR-285 em Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul Ele não era habilitado para dirigir caminhão.

Os policiais abordaram um veículo Mercedes Benz Axor com placas de Pérola (PR) e constataram que o condutor não podia conduzir aquele tipo de veículo pois possuía CNH categoria AB. Ele mostrou-se desorientado, pois disse que estava indo de Lages para Maringá, porém encontrava-se cerca de 200 quilômetros fora de sua rota.

Em revista na cabine do veículo, foram encontradas três cartelas contendo 40 comprimidos de anfetamina com nome comercial de Nobésio Forte. Cinco unidades do medicamento já haviam sido consumidas.

Essa substância, popularmente conhecida por “rebite”, é um estimulante geralmente utilizado para o motorista manter-se acordado por diversas horas e tem a venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O condutor, de 22 anos e natural da Paraíba, foi preso e conduzido à polícia judiciária, juntamente com o medicamento apreendido. Ele vai responder pelo crime de conduzir sob efeito de drogas. O veículo foi recolhido ao depósito.