Volta Redonda – No retorno das atividades do programa Mini-cidade do Trânsito, ontem, o diretor-presidente da Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser), Marco Antônio Reis, ressaltou que a educação para o trânsito, e especialmente a do público infanto-juvenil, é um dos instrumentos que podem contribuir para a redução a médio e a longo prazos dos índices de acidentes no trânsito.
No entendimento do diretor, um trânsito efetivamente seguro só será possível quando os cidadãos forem mais conscientes de sua responsabilidade individual, alcem de mais respeitadores dos direitos dos outros. “A sociedade pode conseguir mais facilmente que seus cidadãos desenvolvam estes valores se, desde cedo, as crianças e os adolescentes forem educados, para que, quando adultos, tornem-se pedestres e, principalmente, motoristas mais conscientes”, argumentou Marco Antônio.
As ações da Mini-cidade do Trânsito são desenvolvidas há cinco anos com os alunos da rede municipal de ensino, por meio da Suser e da secretaria municipal de Educação. O programa recebe diariamente 160 crianças, nos dois turnos, que utilizam em um ambiente simulando um espaço urbano com sinalização horizontal, vertical, gestual, sonora, luminosa, marcos e barreiras; faixa de pedestre; carrinhos motorizados; bicicletas; vídeos e jogos educativos trabalhados na perspectiva do exercício da cidadania.
Utilizando-se de recursos lúdicos, dois palhaços e uma guarda de trânsito fazem parte da abordagem de temas como compreensão e utilização corretas da sinalização de trânsito, utilização da faixa de pedestres, comportamento perante a sinalização viária, importância do cinto de segurança e comportamento seguro do pedestre nas vias. A Mini-cidade do Trânsito dispõe também de dois mini-bugres, para aulas práticas.
A idéia é fazer com que o conhecimento das regras e normas de trânsito obedecendo às características de maturidade das crianças; a compreensão da necessidade de obediência das normas e regras de trânsito para o bem da coletividade; e a mudança de comportamento, gerem atitudes responsáveis e cidadãs.