Orientar motoristas de caminhão que trafegam pelas estradas de Mato Grosso e prevenir acidentes, causados pelo uso indiscriminado de anfetaminas (rebites) e outras drogas, como a cocaína, por exemplo. Este é o papel do Programa Rota Cidadã, implantado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), que terá mais uma etapa realizada nesta sexta-feira (14) em Cuiabá.
As ações começaram a ser desenvolvidas no mês de março, quando o programa foi lançado. Realizado uma vez por mês em cidades-pólos, o programa tem como “alvo” principal, condutores de veículos de cargas em geral e produtos agrícolas. O Rota Cidadã oferece, além de orientações educativas de trânsito, atendimento médico, psicológico, odontológico, noções de primeiros socorros, vacinas e testes de glicemia (para verificar diabetes) e aferição de pressão.
De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Renata Neves Freitas, nas nove etapas já realizadas este ano, foram atendidos 863 caminhoneiros, nas cidades de Cuiabá, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Diamantino, Nova Ubiratam, Tapurah, Ipiranga do Norte, Rondonópolis e Barra do Graças.
“Queremos, agora, em Cuiabá novamente, completar um total de mil caminhoneiros atendidos pelo programa; o programa foi lançado como forma de combater o uso de drogas por caminhoneiros, que abusam da anfetamina e até da cocaína para se manterem acordados em longas viagens”, diz.
De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), vestígios de cocaína foram encontrados em 40% das amostras de urina, coletadas de caminhoneiros que trafegam pelo estado. O MPT chegou a proibir, através de liminar, que caminhoneiros trafegassem depois das 22h, medida que foi derrubada, na Justiça, semanas depois, pelo sindicato patronal da categoria.
As ações do Programa Rota Cidadã em Cuiabá acontecem a partir das 8h da manhã, no espaço da antiga casa de shows Galopeira, próximo ao Distrito Industrial de Cuiabá, na saída para Rondonópolis. O encerramento está previsto para as 17h.
Participam do Programa Rota Cidadã, Além do Detran e da Sinfra, a PRF e a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Saúde do Estado e do Município e Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
Depois de Cuiabá, a próxima ação está marcada para o dia 05 de dezembro, na cidade de Cáceres. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a maioria dos acidentes com vítimas fatais, nas rodovias federais, envolve caminhões e carretas.