PREVENÇÃO: Tem início em 2 de janeiro de 2023 o Programa Vias Seguras (PVS/ANTT), criado pela ANTT, que tem o objetivo de prevenir e reduzir riscos e severidade de sinistros nas rodovias federais concedidas. Foto: Divulgação/ANTT

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), objetivo é preservar a circulação segura de pessoas e veículos nas rodovias e ferrovias concedidas

Será iniciado em 2 de janeiro de 2023 o Programa Vias Seguras (PVS/ANTT), criado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tem o objetivo de prevenir e reduzir riscos e severidade de sinistros nas rodovias e ferrovias federais concedidas.

De acordo com a Agência, o programa pretende trabalhar os seguintes eixos:

  • Gestão da Segurança Viária
  • Segurança Viária e Mobilidade em rodovias e ferrovias
  • Conhecimentos, Tecnologias e Inovações
  • Modelagem de Concessões
  • Educação para o Trânsito nas Concessões
  • Saúde nas Vias Rurais e Urbanas
  • Normatização e Fiscalização
  • Parceiras, Apoios e Fundings
  • Observatório de Segurança Rodoviária da ANTT (OBSEG)

Segundo a ANTT, o Vias Seguras será composto por 62 ações, iniciativas e projetos relacionados à segurança viária e à mobilidade. As ações serão conduzidas pela Superintendência de Infraestrutura Rodoviária (Surod/ANTT), e estão voltadas às diferentes áreas de atuação da Agência (transporte rodoviário e ferroviário, de cargas e de passageiros, nacional e internacional) e nasce aderente às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) aplicadas à infraestrutura de transportes terrestres.

Metas até 2030

O PVS/ANTT compreenderá iniciativas até 2030, mas com metas estabelecidas para os primeiros 36 meses, que deverão ser apresentadas em até 60 dias após o estabelecimento do programa.

Segundo a ANTT, o programa Vias Seguras está alinhado às ações e aos compromissos do Governo Federal perante a Declaração de Estocolmo para a segunda década de segurança viária; ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans); e às políticas públicas voltadas para o setor, destacadamente a Política Nacional de Transportes (PNT), o Plano Nacional de Logística (PNL) e a Política de Modernização da Infraestrutura Federal de Transporte Rodoviário (inov@BR).

As concessionárias responsáveis pelas rodovias e ferrovias federais são as principais parceiras da ANTT na implementação bem-sucedida das ações previstas. O programa prevê ainda a participação de integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e Transporte, com ações alinhadas aos objetivos da indústria, da academia, do governo e do setor produtivo, podendo ainda serem convidados outros setores que porventura desempenhem atividades de interesse do programa.

Com informações da Ascom da ANTT