Parte integrante do Projeto Cine Tela Brasil, ação visa oferecer contato diferenciado de jovens de baixa renda com o universo da produção audiovisiual
A Oficina de Vídeo do Cine Tela Brasil que acontece em Nova Iguaçu (RJ) patrocinada pela NovaDutra e pelo Programa CCR Cultura nas Estradas, recebe no próximo sábado (02/08), às 17h00, a visita do ator Caio Blat que participará de um debate com os alunos sobre sua experiência no cinema. A oficina acontece desde o dia 25/07 na sede da Escola Livre de Cinema localizada na Rua Santos Filho, 87 no Bairro Miguel Couto em Nova Iguaçu-RJ.
O ator, que conta com trabalhos expressivos na televisão e no teatro, aproveita a visita na oficina de vídeo para falar sobre seu trabalho no cinema onde já atuou em nove filmes entre eles Cama de Gato (2002), Carandirú (2003), O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006) e o último Baixio das Bestas (2007).
Além de fazer uma palestra sobre cinema o ator assitirá aos três curtas-metragens produzidos pelos 25 alunos que participaram da Oficina de Vídeo do Cine Tela Brasil. A exibição dos curtas acontece no sábado às 18h00 na tenda do Cine Tela Brasil que está estacionada na Estrada Dr Mário Pinotti, Conjunto Residencial Ouro Preto, s/ nº em Comendador Soares, Nova Iguaçu/RJ. A entrada é gratuita para o público.
A Oficina de Vídeo
O projeto da Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil visa complementar a ação desbravadora empreendida pelo Cine Tela Brasil, um projeto que tem por objetivo promover exibições cinematográficas em áreas periféricas das cidades, buscando atingir públicos que têm poucas oportunidades de ir ao cinema.
Dos municípios servidos pela Via Dutra, o Cine Tela Brasil já passou por São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Taubaté, todas no trecho paulista da Rodovia. A tenda itinerante estacionará em Nova Iguaçu de 31/07 a 02/08, inaugurando a etapa fluminense desta edição.
O Cine Tela Brasil consiste em uma grande tenda de 13m x 15m, onde são instaladas 225 cadeiras, equipamento profissional de projeção 35mm (cinemascope), tela de 7m x 3m, som stereo surround e ar condicionado. As sessões têm duração média de uma hora e 50 minutos, sempre com a exibição de um filme brasileiro de longa-metragem.
Criado e desenvolvido pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o projeto Cine Tela Brasil tem origem no Cine Mambembe, que no final da década de 90 promovia exibições em escolas, centros comunitários e praças públicas para populações pobres.
Programação do dia 02/08 (sábado)
17h00 – Debate fechado para alunos, professores e imprensa com o Ator Caio Blat
18h00 – Apresentação dos três curtas-metragens na tenda do Cine Tela Brasil – Aberto ao público.
Local: Tenda do Cine Tela Brasil
Estrada Dr Mário Pinotti, Conjunto Residencial Ouro Preto, s/ nº em Comendador Soares, Nova Iguaçu/RJ.