O Secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, apresenta nesta terça-feira, em audiência pública na Assembléia Legislativa, o projeto de construção do Corredor Viário da Alameda São Boaventura e Avenida Feliciano Sodré, em Niterói.

A execução do projeto, doado em 2005 à prefeitura de Niterói e à secretaria de Transportes pelo Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários (Setrerj), está orçada em cerca de R$ 11 milhões. A primeira licitação, em 2006, foi cancelada porque não houve empresa interessada em realizar a obra ao custo previsto. A próxima licitação e o início das obras devem ocorrer até o segundo semestre deste ano.

A expectativa é que a construção do corredor viário acabe com os congestionamentos na Alameda São Boaventura, a principal via da Zona Norte de Niterói, que liga o Centro da cidade e a Ponte Rio-Niterói, às RJs 104 e 106, que ligam o Grande Rio à Costa do Sol (Região dos Lagos), sem pagamento de pedágio.

O projeto prevê a implantação de faixas exclusivas para ônibus na Alameda e a construção de paradas seletivas sobre o canal que corta a via. A obra inclui ainda a abertura de pistas exclusivas para ônibus na Avenida Feliciano Sodré, no centro do município. O sistema vai facilitar a vida de cerca de 330 mil pessoas que diariamente saem de São Gonçalo e outras cidades da região em direção ao Rio e ao Centro de Niterói.

Com a organização do trânsito no local, a previsão é de que a velocidade máxima dos veículos nos horários de maior movimentação passe dos atuais nove Km/h para 27 Km/h. O projeto inclui ainda a modernização do controle de sinais de trânsito e a instalação de fiscalização eletrônica.