Educadores das dez escolas incluídas este ano no Projeto Escola Centrovias – Educar para Humanizar o Trânsito participam, de 16 a 19 março, da capacitação pedagógica que acontecerá na República Lago Acampamento, em Leme. Os participantes, indicados pelas Secretarias Municipais de Educação e Diretorias Regionais de Ensino, serão envolvidos em diversas atividades que têm por objetivo preparar os profissionais para que possam trabalhar com os alunos princípios de ética e cidadania aplicados ao trânsito, conceitos em que se baseia o projeto mantido pela concessionária Centrovias (OHL Brasil).

A programação inclui palestras, dinâmicas de grupo, competições esportivas e festas de confraternização. Em todas as atividades são trabalhados os temas como respeito, solidariedade, paciência e auto-estima. Esses assuntos também são abordados no material didático e nos recursos pedagógicos que fazem parte do Kit do Professor, que será entregue aos educadores ao final da capacitação. O kit traz um exemplar do Código de Trânsito Brasileiro, livros de texto e cadernos de atividades, álbum seriado, conjuntos de transparências ilustradas, revistas em quadrinhos com a Turma do Zé Quest (personagens exclusivos do Projeto Escola), exemplares da Revista Viva, além de um mapa rodoviário do Estado de São Paulo e um jogo educativo em que o aluno aprende dicas de trânsito brincando.

Em 2007, o Projeto Escola Centrovias beneficiou mais de 22 mil alunos, envolveu 1.177 educadores em 35 escolas de 11 cidades da região. Neste ano, participam 45 escolas estaduais e municipais de 11 cidades da área de atuação da Centrovias (Bauru, Brotas, Corumbataí, Dois Córregos, Itirapina, Jaú, Itapuí, Pederneiras, Rio Claro, Santa Gertrudes e São Carlos). O projeto é realizado em parceria com as secretarias municipais de educação, e com o apoio de quatro diretorias regionais de ensino. Participam alunos matriculados no Ensino Infantil , Ensino Fundamental e Ensino Médio e no EJA (Educação de Jovens e Adultos)

O Projeto Escola Centrovias atende não só à determinação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), mas contempla os dispositivos da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia adotada possibilita aos professores incorporá-lo ao projeto pedagógico de suas escolas de uma forma abrangente, apontando possibilidades de transversalizar o tema trânsito nas diversas áreas curriculares de Ensino.

Projeto Escola OHL Brasil
dotado como programa corporativo de educação para o trânsito da OHL Brasil, o Projeto Escola é desenvolvido atualmente pelas quatro concessionárias de rodovias paulistas do grupo: Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte. Em 2007, atendeu 84.944 alunos, envolveu 4.143 professores de 113 escolas em 37 cidades. Pelos resultados obtidos, o projeto já obteve inúmeros prêmios nacionais e internacionais. No ano passado, recebeu o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito (segundo lugar na categoria entidades diversas) concorrendo com 100 mil projetos e o Prêmio Destaque no Marketing, promovido pela ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios), na categoria Responsabilidade Social.

Segundo a pedagoga Maria José Finardi, idealizadora e coordenadora do Projeto Escola OHL Brasil, “Nosso objetivo é trabalhar a educação de valores para mudar comportamentos inadequados, transformando-os em atitudes corretas para a comunidade”.