Realizada há 23 anos, iniciativa busca a redução de acidentes e mortes nas rodovias administradas pela Arteris
As medidas de humanização do trânsito por meio da educação promovidas pelo Projeto Escola, criado em 2001, foram destaque no 1º EDUCAVias, na terça-feira (24), realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília (DF).
Em 23 anos, as ações do “Projeto Escola”, que utiliza métodos socioeducativos de impacto nas comunidades, já capacitou mais de 30 mil professores em 1.211 escolas da rede pública de ensino, além de impactar mais de 484 mil estudantes.
Esse trabalho é realizado atualmente em 163 municípios de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, regiões onde a Arteris mantém ações por meio de sete concessionárias.
“Sou pedagoga e vivi 20 anos dentro de escola. Hoje, afirmo que o Projeto Escola é uma referência para o país quando avaliamos eficiência, credibilidade ,inovação e qualidade em termos de conteúdo e acessibilidade. Criamos algo para não ficar dentro de biblioteca, mas para impactar dentro e fora das salas de aula”, explica Maria José Finardi, coordenadora de Sustentabilidade da Arteris.
Celia Daumas, superintendente de Comunicação e Relações Institucionais da Arteris, que também participou do evento, diz que o trabalho realizado pela companhia os torna importantes agentes de transformação. “Optamos por abordar em todas as nossas ações a importância de comportamentos mais seguros, conscientes, gentis e humanizados”, complementa.
O evento ocorreu em celebração à Semana Nacional do Trânsito (SNT) e evidenciou a experiência da empresa na valorização da vida como exemplo para o Brasil alcançar as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol da Segunda Década de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030), que tem como objetivo reduzir em até 50% o número de mortes e lesões.
Como comentado durante o evento, o Projeto Escola da Arteris é considerado um dos maiores projetos do Brasil em termos de Segurança Viária. “A educação tem um potencial enorme de mudar o mundo, quebrar paradigmas, mudar conceitos”, disse Luciano Lourenço, diretor da ANTT.
Transformação educacional
Desde 2018, o Projeto Escola adotou um modelo híbrido para potencializar o alcance, fomento e o engajamento dos estudantes por meio da educação.
Além de maior alcance, essa nova modalidade permite aos educadores assumirem o papel de cocriadores, sendo responsáveis por desenvolver conteúdos pedagógicos customizados com base nos materiais oferecidos pela Arteris para cada turma a partir de suas necessidades e potencialidades.
Essa possibilidade permite algumas das mais importantes habilidades para os alunos na atualidade: engajamento, pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração.
O modelo híbrido de ensino – o Plex (Experiências Plurais de Educação) – é uma metodologia criada especialmente para desenvolver a fluência digital, cognitiva, criativa e comportamental dos cidadãos por meio de competências que são atemporais. “Utilizamos cinco métodos de aprendizagem (baseados em projetos, problemas, jogos, em equipes e no método híbrido) que nos oferecem possibilidades de trabalhar com atividades interativas, sensoriais e emocionais que, juntas, formam um verdadeiro laboratório de experiências para a vida real”, explica Finardi.
Atualmente, o Projeto Escola disponibiliza mais de 100 das mais modernas experiências tecnológicas de inovação pedagógica, incluindo podcasts, jogos, animações e muitas outras que dialogam com jornadas educacionais que mesclam formas, formatos e funções conhecidas por crianças e adolescentes. O conteúdo chega às instituições de ensino a partir de uma parceria estreita com as Secretarias Municipais de Educação e Diretorias de Ensino.
A iniciativa também contribui com um dos principais valores da empresa, a preservação da vida. As ações estão alinhadas à Agenda ESG da companhia e, voluntariamente, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: promoção de Educação de Qualidade, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis e Ação contra a mudança global do clima.