A Câmara examina o Projeto de Lei 3700/08, do deputado Hermes Parcianello (PMDB-PR), que obriga as montadoras e fabricantes a adotarem a injeção eletrônica de combustível em todos os modelos de motocicletas. O deputado ressalta que esse sistema, em combinação com o catalisador, diminui as emissões de gases tóxicos na atmosfera. Isso ocorre porque a injeção eletrônica fornece um controle altamente preciso da relação ar/combustível.
O parlamentar ressalta que as motocicletas de baixa cilindrada não dispõem desse equipamento e, pelo fato de terem carburadores, poluem de 7 a 10 vezes mais que um carro. Além da preservação ambiental, o autor afirma que o projeto também proporcionará maior economia de combustível.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em maio deste ano já haviam sido registradas mais de 10 milhões de motocicletas no Brasil, que representam quase 20% dos veículos do País.
Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.