A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A ocupa posição de destaque no ranking dos 100 maiores projetos de infraestrutura na América Latina, conforme pesquisa da consultoria norte-americana CG/LA Infrastructure, com sede em Washington. Entre os projetos e obras escolhidos pelos analistas da empresa, especializada no desenvolvimento e implantação de infraestrutura, estão o Rodoanel Norte e a Nova Tamoios.

A implantação do último trecho do anel rodoviário de São Paulo ocupa a 16° posição, com investimento de US$ 3,181 bilhões, e a ampliação da Rodovia dos Tamoios, Trecho de Planalto, a 72°, com US$ 468 milhões. Juntos os empreendimentos da DERSA somam US$ 3,649 bilhões em investimentos na infraestrutura rodoviária do Estado de São Paulo.

A Nova Tamoios ocuparia ainda uma posição melhor no ranking se os projetos que completam a construção da rodovia fossem adicionados ao investimento apresentado na pesquisa. Os Contornos Sul e Norte, em Caraguatatuba e em São Sebastião e o Trecho de Serra somam cerca de US$ 2,2 bilhões ao empreendimento.

O estudo analisou as principais iniciativas e melhorias em diversos setores como transportes, energia, água e mineração dos países da América Latina. O Brasil, com investimentos cerca de US$ 56 bilhões, ocupa o primeiro lugar do ranking em relação aos valores envolvidos nos projetos.

Empreendimentos DERSA

O Rodoanel Norte, com 44 quilômetros de extensão, suportará recursos estimados em R$ 6,51 bilhões. A licitação internacional para obras de implantação do trecho é considerada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a maior em obra rodoviária em andamento no mundo. A rodovia interligará os trechos Oeste e Leste do anel viário da Região Metropolitana de São Paulo.

Já o projeto Nova Tamoios, contempla a duplicação do Trecho de Planalto, Serra e implantação dos Contornos Norte e Sul de Caraguatatuba e São Sebastião. O valor do convênio entre a DERSA e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão que administra a rodovia, somente para a primeira fase do empreendimento é de R$1,05 bilhão. Já o convênio para a implantação dos Contornos foi assinado por R$ 1,995 bilhão. O Trecho de Serra, ainda em fase de licenciamento ambiental está orçado em R$ 2,5 bilhões.