A manhã desta quinta-feira, Dia Internacional das Mulheres, é marcada pelo protesto da Via Campesina, na BR 101 Norte, em São Mateus. A rodovia está fechada no trevo Maria Amélia. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, cerca de 300 pessoas de oito municípios capixabas impedem a passagem dos veículos pela BR.

O protesto é direcionado à empresa Aracruz Celulose e à visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil nesta quinta-feira. Os manifestantes reivindicam a demarcação de terras indígenas e quilombolas, além de protestar contra os investimentos públicos que priorizam o agronegócio no Estado.

A manifestação começou por volta de 9h da manhã. Mulheres de diversos municípios do norte do Espírito Santo, como Montanha, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Pedro Canário, Nova Venécia, Linhares, Jaguaré e São Mateus estão no local. Após o protesto, as Sem Terra, camponesas e quilombolas seguem em marcha para o centro de São Mateus.

Apesar do congestionamento na BR 101, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta os motoristas que aguardem o término do protesto já que os desvios que podem ser utilizados tornariam o tempo gasto e o percusso muito grandes.