Movimento tem como objetivo cobrar a realização das obras prometidas na BR-116.
Novo Hamburgo – Os próximos passos da campanha BR Livre serão decididos em reunião na noite de hoje, em São Leopoldo. O movimento, iniciado pelas câmaras de indústria, comércio e serviços de seis municípios – Canoas, Nova Santa Rita, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Portão -, tem como objetivo cobrar a realização das obras prometidas na BR-116. Na primeira etapa foram feitas panfletagens na rodovia. Além deste tipo de atividades, devem ser agendadas reuniões com representantes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), da Assembléia Legislativa e do Poder Judiciário, entre outros órgãos.
O presidente da Cics de Canoas, Paulo Fritzen, disse que a sociedade está bastante receptiva, e políticos da região também estão se mostrando sensibilizados. “Mas não queremos viver só de promessas”, salienta. Nesta sexta-feira, 5, o grupo de empresários aproveitou a lentidão já tradicional do trânsito da BR-116 junto às duas sinaleiras próximas ao acesso da Unisinos, em São Leopoldo, para entregar o material impresso que lembra uma série de obras ainda não realizadas.
O lançamento da campanha aconteceu no dia 1º de dezembro, junto à Praça do Avião, em Canoas. “É importante deixar claro que a nossa iniciativa em nenhum momento atrapalha o trânsito. O grande volume de veículos e a falta de alternativas para a estrada, já saturada, se encarregam de parar o fluxo”, afirma Fritzen. A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul apóia a campanha, que é complementada por front lights colocados ao longo da rodovia e que igualmente lembram as obras prometidas e não realizadas.