A Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram, esta madrugada, uma blitz para fiscalizar as condições de transporte de trabalhadores do setor canavieiro.

O procurador Rodrigo Alencar informou, no programa A Notícia é o Show da Rádio Gazeta, que a fiscalização ocorreu na entrada da Usina Utinga Leão pela fazenda Primavera, em Satuba (AL), e nas proximidades da Usina Santa Clotilde, em Rio Largo (AL).

Segundo o procurador, o objetivo é verificar as condições de transporte e de trabalho do trabalhadores rurais. “Nós constatamos poucas irregularidades”, frisou ele.

No entanto, adverte Rodrigo, ocorreram diversos acidentes, nos últimos anos, com a ocorrência de muitas mortes. “Então, nossa preocupação é de que esses acidentes não se repitam”, continuou ele.

O trabalho da PRT deve se intensificar e ele espera que as usinas, destilarias e fornecedores tenham maior preocupação quanto às condições de transporte dos trabalhadores rurais.

Rodrigo Alencar revelou ter celebrado um termo de compromisso com as usinas, logo após um acidente na Usina Cachoeira, no qual morreram 9 trabalhadores. “Foi então, que eles se comprometeram em transportar trabalhadores somente nos termos previstos em lei”, ponderou o procurador.

O procurador acrescentou que durante as blitzen os trabalhadores são questionados quanto a jornada de trabalho, carteira assinada e até a qualidade da comida. “Inclusive, nós descobrimos que as usinas estão retendo as carteiras de trabalho para segurar a mão de obra”, concluiu Rodrigo.