
Trecho será concedido à iniciativa privada, com previsão de investimentos em R$ 3 bilhões. Vencedor poderá cobrar pedágio e obter rendimento com serviços na SP-021
O Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOU) publicou neste sábado-feira (22) a autorização para licitação do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), que tinha previsão de entrega em 2014, mas está parado desde 2019, somando oito anos de atraso.
De acordo com o edital, o trecho será concedido por 31 anos à iniciativa privada, com previsão de investimentos em R$ 3 bilhões nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Arujá.
Ainda de acordo com o documento, a concessão, por meio de parceria, terá aporte de investimentos e definirá o valor da tarifa de pedágio, que poderá ser cobrada do usuário. O concessionário também poderá obter investimentos de outras formas, como publicidade e serviços. As obras englobarão os trechos nos km 172 a 000 e 129 a 106, em estágio de construção.
Segundo o governo paulista, o critério de julgamento das propostas será o de menor contraprestação a ser paga pelo poder concedente à concessionária e o governo exigirá garantias de que a construtora ou consórcio conseguirá acabar a obra.
Em dezembro, foi divulgado o modelo da concessão, que permitirá que quem concluir a obra poderá explora o espaço por meio de pedágio.
O trecho Norte do Rodoanel tem 44 km de extensão, cortado pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos. O investimento necessário para a conclusão do trecho, segundo o governo paulista, é de R$ 2,6 bilhões no Capex (despesas para concluir a obra) e de R$ 1,5 bilhão de Opex (despesas de operação do trecho pedagiado).
O trecho pendente do Rodoanel deve ligar a cidade de São Paulo à rodovia Presidente Dutra e já custou mais de R$ 6,3 bilhões, valor 50% acima do previsto inicialmente, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contratado pelo governo de São Paulo, encontrou, em fevereiro de 2020, quase 1.300 as falhas no projeto e na estrutura da construção. Pelo estudo, 59 pontos são considerados grandes falhas construtivas, como erosão em terrenos e estruturas, colunas desalinhadas e infiltrações.
Lote único e pedágios
A nova concessão do Trecho Norte se dará em lote único e não mais em seis lotes, como aconteceu no passado. A empresa vencedora poderá instalar quatro praças de pedágio ao longo do trecho e explorá-los por 30 anos, segundo o secretário estadual de Transportes e Logística João Otaviano Machado, que participou da audiência pública nesta sexta (28).
No cronograma da Secretaria de Transporte e Logística, a retomada das obras deve se dar no primeiro semestre de 2022 e a cobrança poderá ser feita a partir do 25º mês de concessão do espaço.
As praças de pedágio serão instaladas no entroncamento do trecho Norte com a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, dois nas proximidades da rodovia Fernão Dias e um no entroncamento com a rodovia Presidente Dutra.
O rodoanel de são paulo é a obra mais inportante do brasil. Jamais essa obra poderia ficar paralizada todo esse tenpo em são paulo. Isso só prova a incapacidade que o governo paulista tem para governar. Esse governador de são paulo João doria foi um pessimo governador para a grande são paulo. Fora Doria.
Esse “calça apertada” não ganha nem par ou ímpar mais, governinho de merda…
Desde trabalho com transporte em 2003 percebi que Rodoanel Mario Covas inícis e nunca termina….quem sabe o futuro governo Tarcísio termina
Governador castigou, por quatro anos, quem necessita da rodovia. Poderia ter reiniciado as obras em 2019, mas para que aparecesse antes das eleições de 2022 retardou o quanto pôde.
PSDB instalando mais pedágio para mim e Pra voce nosso imposto serve pra que??????