Integrantes de grupo especializado em roubo de cargas e assalto a ônibus atuavam há mais de um ano na região
Uma quadrilha especializada em roubos de cargas, assalto a ônibus de viagens e estabelecimentos comerciais foi desbaratada, sábado, em Uberlândia, a 526 quilômetros de Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro. O grupo agia há mais de um ano na região e, apesar de 11 dos 15 suspeitos terem conseguido escapar, a Polícia Civil apreendeu o arsenal e diversos equipamentos usados em assaltos, além de três veículos. Os outros integrantes do bando já foram identificados e a polícia montou um cerco na região, para tentar capturá-los mas, até a noite de sábado, os criminosos ainda não haviam sido localizados.
Segundo o inspetor João Carlos Ribeiro, da Delegacia Regional de Uberlândia, os responsáveis pelas investigações receberam informação de que os integrantes da quadrilha se reuniriam na noite de sexta-feira para planejar os próximos crimes. Com a informação, a polícia conseguiu mandados de prisão preventiva para os acusados e um mandado de busca e apreensão para a casa de número 851 da Rua Iguaçu, no Bairro Umuarama, na área universitária de Uberlândia.
A casa, com piscina, está alugada desde fevereiro em nome de Diócenes Vieira Borba, de 28 anos, apontado como um dos chefes do grupo e o primeiro a ser preso. Em seguida, a polícia conseguiu capturar também o irmão dele, Demiramis Vieira Borba, de 33, Marcondes David Borges, também de 28, e Renato Moraes Berico, de 20. Os outros suspeitos que estavam na casa fugiram pulando os muros para outras residências.
O inspetor Ribeiro conta que o grupo é responsável por mais de 30 roubos a estabelecimentos comerciais e número igual de assaltos a ônibus de viagens. “O último assalto em rodovia da quadrilha ocorreu esta semana, quando eles agrediram policiais militares que estavam num ônibus”, revela o inspetor. Ele afirma ainda que o grupo também é responsável por diversos roubos de carros na cidade e é suspeito de uma série de crimes. “Já apuramos também dois roubos de carga cometidos pelo bando e há vários outros sendo investigados”, diz.
Carro e motos
Durante a operação, que começou na noite de sexta-feira e só terminou no fim da manhã de sábado, os policiais apreenderam duas espingardas calibre 12, uma pistola semi-automática 9mm, três revólveres calibre 38 e um calibre 32, mais de 300 munições para todas as armas, 11 toucas ninja, um colete à prova de balas, vários rádio-comunicadores, lanternas, binóculos, celulares e outros equipamentos. Também foram apreendidos o Astra de placa KDT-0409, de Uberlândia, e duas motos.