APREENSÃO: Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), próxima à praça de pedágio na BR-050, em Uberlândia (MG), apreendeu quatro ônibus clandestinos, nessa quinta-feira (18). Foto: Divulgaçao/ANTT/Ilustrativa

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), veículos estavam irregulares. Multas podem chegar a R$ 40 mil

Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), próxima à praça de pedágio na BR-050, em Uberlândia (MG), apreendeu quatro ônibus clandestinos, nessa quinta-feira (18).

De acordo com a ANTT, um dos ônibus chamou a atenção dos fiscais após passar pelo pedágio, pois estava com a tampa do motor aberta e a porta de um dos bagageiros entreaberta. Os fiscais constataram que o motorista reserva estava dormindo no compartimento de bagagem.

Segundo a Agência, todos os veículos apreendidos apresentam irregularidades como problemas de documentação e itens de segurança. “Eles não possuem registro junto à ANTT e, por isso, não têm autorização para fazer esse tipo de viagem, ou seja, interestadual. Todos os veículos também apresentavam problemas na questão de segurança, para-brisa trincado, extintor de incêndio vencido e estepes em más condições de uso”, relatou um dos fiscais.

Origem-destino não informado

De acordo com a ANTT, três dos quatro ônibus transportavam 74 passageiros. Um tinha saído de Remanso (BA) com destino a São Paulo (SP). O segundo partiu de Ribeirão Preto (SP) para Itacarambi (MG) e o outro saiu de São Paulo com destino a Piripiri (PI). A informação da origem e o destino do quarto veículo não foi informada.

Os passageiros foram levados até a Rodoviária de Uberlândia, onde foram embarcados em empresas regulares até o destino. Os custos com as passagens foram pagos pelas empresas clandestinas.

Segundo a Agência, o infrator tem que dar prosseguimento à viagem dos usuários e tem que comprovar isso perante à ANTT, além de comprovar os custos nas questões de pátio para liberação do veículo, o que só ocorre após prazo mínimo de 72 horas. As multas aplicadas para as empresas podem chegar a R$ 40 mil.