De acordo com a concessionária responsável, equipamento será instalado no km 138, pista Norte
A partir de 0h do dia 31 de outubro, quem exceder o limite de velocidade de 40km/h na Rodovia Lúcio Meira (BR-393/RJ), em Sapucaia (RJ), será multado conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com a concessionária responsável pela rodovia, será instalado um medidor de velocidade, popularmente conhecido por radar, no km 138+350, pista Norte, com o objetivo de prevenir sinistros (acidentes) e evitar tombamentos. o local é um trecho de curva acentuada.
Ainda de acordo com a empresa, o principal motivo é inibir ocorrências, especialmente tombamentos, e estimular os condutores a ficarem ainda mais atentos à sinalização existentes, bem como reduzir a velocidade, principalmente de veículos pesados.
ABRAMET
Conforme dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), os tombamentos são o terceiro maior tipo de sinistros de trânsito no país. A instalação do medidor de velocidade foi realizada após avaliação técnica do Setor de Operação da Concessionária, que teve a autorização para seu funcionamento pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Para orientar motoristas e usuários, a Concessionária já disponibilizou próximo do local painel de mensagem variável móvel, para informar sobre o novo equipamento instalado no Km 138+350 e também sobre o limite de velocidade no local.
Na Rodovia do Aço, como é chamada a BR-393, a concessionária tem conseguido reduzir significativamente esses incidentes. Em 2021, foram registrados 48 tombamentos, número que caiu para 34 em 2023, em grande parte devido à instalação de radares em áreas de maior risco, como nos km 274, em Barra do Piraí (RJ); e 131, em Sapucaia (RJ).
A tendência de redução segue em 2024. Nos primeiros sete meses deste ano, houve 12 acidentes do tipo tombamento, uma queda de 33,33% em relação ao mesmo período de 2023.
Causas de tombamentos
O excesso de velocidade é a principal causa de tombamentos. Diferente dos veículos leves, que derrapam antes de tombar, os caminhões tombam antes mesmo de derrapar, devido ao deslocamento de peso para o lado externo da curva. Isso torna a situação irreversível e o acidente inevitável.
Além dos riscos à vida e à segurança, os tombamentos causam perda de carga, danos à infraestrutura e, em casos de cargas perigosas, podem representar sérios riscos ambientais e à saúde pública.
De acordo com a concessionária, a tecnologia de controle de velocidade e as ações de conscientização são fatores presentes no dia a dia da BR-393/RJ, no trecho concedido focando na segurança dos usuários. Mais informações no site da concessionária.