MULTAS À VISTA: A partir desta quinta-feira (18), os motoristas que excederem o limite de velocidade na SP-333, entre Pongaí e Assis, serão autuados pelos novos radares que entram em operação. Foto: Divulgação

Equipamentos já estavam instalados e dependiam de homologação; trecho fiscalizado fica entre Novo Horizonte e Assis

A partir desta quinta-feira (18), entram em operação na SP-333, entre os municípios de Novo Horizonte e Assis, dez radares que foram homologados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

De acordo com a empresa responsável pela via, os equipamentos começam a fiscalizar os veículos que estiverem acima do limite de velocidade regulamentado por meio de sinalização. O início da fiscalização e autuação ocorre após a publicação da homologação dos equipamentos no Diário Oficial do Estado (DOE).

Contrato de concessão

A instalação e manutenção operacional dos radares constam no contrato de concessão da Entrevias Concessionária de Rodovias assinado por meio do Programa de Concessão de Rodovias do governo do Estado de São Paulo, submetido à fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Atenção à sinalização

Os usuários da SP-333 devem ficar atentos aos limites de velocidade indicados, que variam de acordo com o tipo de veículo e trecho da rodovia. No caso dos equipamentos que começam a operar, a velocidade regulamentada varia entre 60 km/h e 80 km/h nos trechos fiscalizados.

Dos dez equipamentos, oito são do tipo “lombada” e dois fixos.  Todos os pontos estão devidamente sinalizados com placas instaladas em distâncias que seguem resoluções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mapeamento

De acordo com a concessionária, antes da implantação dos radares – medida que só ocorre após aprovação da Artesp e homologação do DER -, foram feitos diferentes estudos a fim de mapear os pontos das rodovias com maior incidência de acidentes e a média de velocidade registrada nesses locais.

Segundo o gestor de segurança viária da empresa, Fábio Ortega, a fiscalização de velocidade em rodovias aumenta a segurança dos próprios usuários. “A implantação desses equipamentos é uma iniciativa importante para reduzir os acidentes e, consequentemente, preservar vidas. Soma-se a outras medidas que a empresa desenvolve, com foco na conscientização e educação no trânsito”, disse.

12 estão na fila para operar

A empresa informou que outros 12 radares instalados nas SPs 333 e 294 ainda estão em processo de homologação junto ao DER para iniciarem a operação.

Ainda de acordo com a empresa, a fiscalização e a autuação de infratores é de responsabilidade do DER, portanto, as concessionárias de rodovias não têm poder de polícia para fiscalizar nem tampouco de aplicar multas.

Os pontos onde são instalados radares e a gestão dos dados e de multas são atribuições do do DER e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Informações: www.entrevias.com.br e 0800-3000-333.

Veja onde estão localização os equipamentos:

Localização

SP-333

Km 230

Oeste – Novo Horizonte

SP-333

Km 244+600

Oeste – Pongaí

SP-333

Km 299

Oeste – Júlio Mesquita

SP-333

Km 299+550

Leste – Júlio Mesquita

SP-333

Km 356+600

Oeste – Echaporã

SP-333

Km 369+850

Oeste – Echaporã

SP-333

Km 370+320

Leste – Echaporã

SP-333

Km 400+300

Oeste – Assis

SP-333

Km 400+700

Leste – Assis

SP-333

Km 404+700

Leste – Assis


17 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!
    Gostaria de saber a respeito da SP 333 Km 230 metros. Nesta localização ela é considerada uma área urbana ou rural? Pelo que observei, deve ser rural, mas gostaria de ter certeza.
    Também sobre os radares: eles não deveriam ser pintados para auxiliar, principalmente a noite?

  2. Absurdo! Tomei 3 multas em menos de 3 minutos entre uma e outra, todas por estar entre 50 e 60 km, onde o radar era de 40, com sinalização precária e em cima da hora, justamente para multar sem nenhum sentido.
    Entrei com recurso e SURPRESA, todos indeferidos.
    Vergonha desse país!

    • Realmente o Brasil é uma vergonha. A pessoa é multada três vezes por andar entre 25% e 50% acima do limite da via e ainda reclama que foi multada. Apresentou o recurso e fica surpresa de que sejam indeferidos. É fácil sempre responsabilizar as autoridades, a sinalização, a legislação, mas o Brasil não será uma vergonha até quando o brasileiro assumir a responsabilidade por seus atos. Principalmente os que colocam vidas em risco. Afinal, limite de velocidade é estabelecido para evitar tragédias e não para satisfazer um engenheiro mal humorado. Cresce e aprenda a respeitar os limites.

  3. Piada esse radar!! Todos sabem q os radares do Brasil fazem parte da lucrativa indústria da multa.
    Mudam pensam em vidas ,só pensam em dinheiro.

  4. isto é um verdadeiro assalto, passei na sp 333 km 449 , 760 metros a 48 km,, nem aviso e fui multado, esta covardia tem que acabar, ja não chaga a roubalheira do pedágio, agora tem mais isto para saquear o povo!

  5. Tomei 2 multas, covardia total, pois nunca radar vai trazer segurança nas vias, não passa de mais uma hipocresia neste país. RIDICULO!
    KM 244 +950 METROS
    KM 232 +500 METROS (esta nem existe na relacao acima)
    Foi as 21h, 10 min de diferença uma da outra.

    • Prezado, senhor Danilo! Boa tarde!

      Caso o senhor sinta-se prejudicado, pode entrar com recurso junto ao órgão de trânsito que o autuou.
      É importante ressaltar que os limites de velocidade nas vias urbanas e rodoviárias do Brasil são definidos com base em estudo técnicos e com o objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos no trânsito (condutores e pedestres).

      Diante disso, todas as vias de trânsito devem ser sinalizadas com placas informando os respectivos limites máximos permitidos, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Cabe aos envolvidos no trânsito respeitar tais limites.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  6. Recebi uma multa na sp 333 km 449
    Velocidade no local40 km por hora, passei na velocidade de 49 p/h.
    Acho que radar para essa velocidade e só para pegar dinheiro fácil, e não pará evitar acidentes.

    • Prezado Pascoalino Magri, bom dia!

      O Portal Estradas preza sobretudo pela segurança viária. Diante disso, é importante e fundamental para a segurança de todos os usuários que seja respeita a sinalização nas ruas e estradas.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  7. Qual a velocidade máxima no km 244 + 950m da sp-333, geralmente é veículo leve 80km/h e 60km/h veículo pesado, é isto mesmo?

    • Industria da multa!!!!
      Recebi a notificação neste mesmo radar. Rodovia quase toda é 80 km/h, trechos de 100 km/h e sem motivo justificável tem um trecho de 60km/h e com radar. Tenho dúvidas de tinha alguma sinalização e se tinha certamente não era de placas grandes(aquele que destacam velocidade veículo leve e caminhões que a rodovia possui em outros trechos e que é possível ver de longe), deve estar em cima do radar isso se não estiver escondida atrás de mato. Infelizmente estou longe para poder ir verificar.
      Se fui a primeira infração ao longo de 1 anos deste tipo, solicite a troca por advertência pois este tipo de radar não tem nada a ver com “apressadinhos” e temos que evitar a arrecadação deste tipo de “gestores”.

      • Prezado Carlos Eduardo, bom dia!

        Agradecemos por nos prestigiar. Com relação à matéria, esclarecemos que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o órgão fiscalizador de trânsito deve sinalizar com placas o limite de velocidade estabelecido na via. Se o senhor se sentiu prejudicado, tem o direito de recorrer da infração. Basta entrar em contato com o DER-SP.

        Atenciosamente,
        Equipe Estradas

  8. Radares covardes…
    Não tem.sentido. é para pegar dinheiro, e não educar..
    Passei a 64 km e tomei multa.
    Esse.pais não vai.mudar enquanto essa gente tiver essa postura…vira uma cascata de desrespeito.

    • Prezado Júlio,

      Os radares são colocados em determinados trechos das rodovias, depois de realizado um estudo técnico. No caso dos pedágios, trata-se de uma medida de segurança para evitar acidentes, uma vez que têm casos de motoristas que passam acima do limite estabelecido (40km/h) nas cabines automáticas, trazendo perigo e risco de acidentes.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

      • Se fosse pra evitar acidente deveria ter um aviso de radar, no entanto os radares são colocados em pontos onde o motorista não vê, justamente pra multar e arrecadar. É uma máfia.

    • Vdd é covardia, sem contar a surpresa que temos quando estamos em uma via de 80 km/h e o radar bruscamente exige 40 km/h com placas identificando somente no local do radar, covardia, máfia com interesse maior “arrecadar”. Até o aplicativo Waze fica confuso. C O V A R D I A.

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