A instalação de radares eletrônicos nas principais avenidas é uma das propostas para mudar o trânsito de Tangará da Serra. O projeto elaborado pela técnica Ana Lúcia de Almeida e Almeida foi apresentado na tarde de quinta-feira a algumas lideranças do município, que estavam reunidas com o prefeito Júlio César Ladeia. Além da instalação de radares eletrônicos nas avenidas Ismael José do Nascimento, Lions Internacional, Tancredo Neves e Brasil, o projeto prevê alterações no estacionamento de veículos, motocicletas e bicicletas, nas faixas de pedestres, mão única para as ruas que dão acesso à avenida Brasil e a implantação de pequenos contornos nas seguintes avenidas: Mato Grosso, Brasília, Paraná e Cuiabá.
Em uma rápida avaliação do projeto, o prefeito disse que vê com bons olhos a sugestão de instalar radares eletrônicos. “Acredito que a instalação de radares eletrônicos irá inibir o excesso de velocidade, e conseqüentemente, proporcionará maior segurança aos moradores e a todos que transitam e trafegam pelas vias”, explicou o prefeito.
O estudo segue para a última etapa, que é a finalização de projetos executivos para pontos específicos na área central. A conclusão está prevista para daqui a 30 dias.
“Assim que recebermos o projeto final iremos realizar uma audiência para apresentar as propostas à comunidade em geral, como também aos órgãos de segurança. As mudanças iniciarão no próximo ano, pois o Município depende de recursos para implantar o projeto. Estamos tentando junto ao governo do Estado a liberação de R$ 600 mil”, declara Ladeia.
Ele lembrou que a questão trânsito vem sendo discutida desde o primeiro ano de governo. “Solicitamos estudos à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, realizamos audiência pública para envolver a população”, explicou. Na sua opinião, as medidas são complexas. Motoristas, ciclistas e pedestres devem ficar atentos.
Ladeia explica que o projeto prevê também a reorganização do estacionamento no centro. “A partir da implantação do projeto, os ciclistas e motociclistas terão que respeitar e somente estacionar nos locais permitidos”, declara o prefeito, frisando que os veículos de carga e descarga também terão que cumprir alguns critérios, principalmente em relação ao horário.