A Ponte Rio-Niterói terá 04 radares fixos até maio de 2016. A informação é da concessionária Ecoponte, que desde junho administra a principal ligação entre o Rio de Janeiro e Niterói, na Região Metropolitana. De acordo com a Ecoponte, quatro controladores de velocidade serão instalados até maio de 2016, conforme previsto no contrato de concessão da empresa. Por dia, passam cerca de 151 mil veículos nos dois sentidos da ponte, estima a concessionária.

Atualmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aplica multas usando radares móveis — são aplicadas, em média, 500 por dia, pouco mais de 20 por hora. Basta circular pela ponte, em qualquer horário para ver que o número de m otoristas em excesso de velocidade é infinitamente maior do que aqueles que são flagrados e multados.

A Ecoponte prepara um estudo técnico, que vai servir como base para um relatório que será enviado até o final de agosto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão responsável por regular e fiscalizar a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre. O estudo vai apontar os locais dos radares, que irão fixar a velocidade máxima de 80 km/h.
Mas esses pontos ainda dependem de aprovação da Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo policiamento da ponte. De acordo com a Ecoponte, o estudo de implantação dos radares leva em consideração os pontos onde ocorrem mais acidentes ao longo dos 13,2 quilômetros de extensão da Ponte rio-Niterói.