Vinte e quatro rodovias estaduais já contam com 42 radares inteligentes, que flagram veículos com dívidas e problemas judiciais. Os equipamentos são capazes de identificar se o veículo está com o licenciamento em dia, se é produto de roubo ou furto e se há alguma pendência com a Justiça.

Com isso, veículos de todos os Estados brasileiros já estão sendo flagrados pelo sistema de monitoramento eletrônico OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico). Após abordagem policial, os veículos serão multados e recolhidos em um pátio, até que o licenciamento seja regularizado.


Esses equipamentos já têm detectado com sucesso veículos roubados, furtados ou com pendência judicial que estejam circulando pelas rodovias estaduais de São Paulo, colaborando decisivamente com o trabalho da polícia. Eles também monitoram e punem motoristas que ultrapassam os limites permitidos de velocidade.

Segundo informações da Secretaria Estadual dos Transportes, os pontos exatos de instalação nas rodovias não são revelados por questões de segurança, “para se evitar tentativas de desvios ou fraudes pelos motoristas infratores”.

Os radares inteligentes estão em funcionamento desde 16 de setembro, para captura de veículos roubados, furtados e com pendências judiciais. Desde 29 de novembro, os radares passaram a indicar e multar também veículos com licenciamento em atraso e documentação irregular.

Eficácia

Em apenas quatro segundos, os radares inteligentes fazem a leitura das placas dos veículos, consultam o banco de dados e repassam as informações para a Polícia Militar Rodoviária. A tecnologia também permite que as forças de segurança do Estado identifiquem rapidamente veículos em fuga que participaram de delitos.

O sistema OCR garante informações de âmbito nacional, em tempo real, porque está conectado online aos bancos de dados das Secretarias Estaduais da Fazenda, dos Transportes, da Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Estadual, do Departamento Estadual de Trânsito e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Secretário dos Transportes de São Paulo, Mauro Arce afirma que os radares inteligentes funcionam como uma excelente ferramenta de gestão. “Os equipamentos estimulam os motoristas a terem sempre a documentação dos seus veículos em dia, e também incentivam a obediência às velocidades permitidas nas estradas”.

O Governo de São Paulo investiu 6,5 milhões de reais no OCR. Neste mês de dezembro, já será possível fazer um balanço do impacto no índice de recuperação de veículos roubados, furtados ou com pendências judiciais. “O investimento nessa tecnologia é um grande benefício para todos”, diz o secretário adjunto dos Transportes do Estado, Sílvio Aleixo.

Segurança reforçada

Exatos 95% do que for arrecadado com as autuações nas rodovias paulistas serão investidos em segurança, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CBT). Os recursos serão aplicados no aprimoramento da sinalização, engenharia de tráfego e de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. Os 5% restantes serão destinados ao Fundo Nacional de Segurança e Educação (FUNSET), órgão federal administrado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já está testando 61 radares inteligentes móveis que foram adquiridos pela Pasta dos Transportes por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Esses equipamentos serão operados dentro das viaturas da Polícia Militar Rodoviária, o que dará mais agilidade ao patrulhamento nas estradas.

Confira as 24 rodovias onde os radares já estão em funcionamento

Rodoanel Oeste/ Rodoanel Sul (SP-021), Cônego Domenico Rangoni/ Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Dom Pedro I (SP-065), Ayrton Senna/ Carvalho Pinto (SP-070), José Ermínio de Moraes/ Eng. Ermênio de Oliveira Penteado (SP-075), Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), Tamoios (SP-099), Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), Profº Francisco da Silva Pontes (SP-127), Anchieta (SP-150), Imigrantes (SP-160), Eng. João Batista Cabral Renno (SP-225), Francisco Alves Negrão (SP-258), Raposo Tavares (SP-270), Castello Branco (SP-280), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), Marechal Rondon (SP-300), Geraldo de Barros (SP-304), Washington Luís (SP-310), Faria Lima (SP-326), Anhanguera (SP-330), Cândido Portinari (SP-334), Gov. Adhemar de Barros (SP-340) e Bandeirantes (SP-348).