APROVADOS: RAdares móveis da PRF de Marília foram aprovados pela equipe do Ipem-SP, unidade de Marília, nessa quarta-feira (10). Foto: Divulgação/Ipem-SP

De acordo com o Ipem-SP, oito equipamentos foram inspecionados e aprovados para a operação. Nesta quinta (11), inspeção acontece em dois equipamentos na Via Dutra (BR-116)

Os radares estáticos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Marília, no interior de São Pulo, foram inspecionados e aprovados pela equipe do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), nessa quarta-feira (10), em Marília, no interior de São Paulo.

De acordo com o Ipem, foi feita ema verificação metrológica em oito equipamentos medidores de velocidades estáticos, popularmente conhecidos como radares móveis da PRF.

Ainda de acordo com o Ipem, diariamente, é feita a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo.

Segundo o Instituto, esse procedimento consta na Portaria Inmetro 544/2014, que determina a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.

Vistoria em Caçapava

Nesta quinta-feira (11), a equipe do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), fará a verificação metrológica, a partir das 13h30, nos radares da Via Dutra (BR-116), no km 130, em Caçapava, e km 143, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, a partir das 13h30.

Verificação metrológica

O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:

Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.

Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.

Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.

Ficha técnica dos medidores:

– Dispositivo de detecção, que identifica as distâncias necessárias para o cálculo da velocidade dos veículos.

– Dispositivo de medição, constituído por micro processador e software que capta os dados do sistema de detecção e efetua o cálculo da velocidade.

– Dispositivo de processamento, constituído por um processador e software dedicado ao controle do sistema.

– Dispositivo de armazenamento, que registra e armazena os dados referente à medição.

– Dispositivo de registro óptico, constituído por câmera fotográfica ou de vídeo capaz de identificar o veículo.

Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas. A verificação dos instrumentos em operação é feita uma vez ao ano (verificação periódica), ou sempre que sofrem manutenção ou transferência de local de instalação (verificação eventual).

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.

De acordo com o Instituto, para que as multas emitidas em função dessas medições ser tornem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade.

Mais informações sobre a validade do medidor de velocidade (radar), visite o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE): https://tinyurl.com/yas4uvds

Com informações da assessoria de imprensa do Ipem-SP