O motorista que passa pela rodovia ES 010, na Serra, deve ficar atento à nova velocidade máxima permitida no trecho: 60 Km/h. O Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) padronizou o limite, que é monitorado por Detects – equipamento de controle de velocidade -, para evitar acidentes na área. A via concentra grande tráfego de pedestres e veículos. Os Detects começam a emitir autuações à partir do dia 2 de fevereiro.
Enquanto a data não chega, uma campanha educativa será feita pelo DER e Detran para conscientizar a população sobre a novidade. Serão feitas abordagens educativas de trânsito em quatro pontos da ES 010, com distribuição de panfletos. Além disso, os moradores contribuirão com a afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e associações de moradores. Um filme educativo começa a ser veiculado nas emissoras de televisão a partir do dia 26 de janeiro.
Velocidade
A campanha também ressalta a importância de se manter a velocidade de segurança para evitar acidentes e multas. No ano passado, a quilometragem variava ao longo do trecho monitorado pelos Detects, o que gerou muitas reclamações e multas, como explicou a diretora geral do Detran, Luciene Becacici.
“Fizemos uma consulta ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) que entendeu que nós poderíamos rever e considerar manter um só limite de velocidade. Ficou claro que no local em que a velocidade era um pouco mais baixa – em virtude do adensamento, do entorno da região – as pessoas achavam que o limite era 60 Km/h, de fora a fora, e ali elas atravessavam com essa velocidade e eram multadas”. Todas as 80 mil multas aplicadas na época foram suspensas.
Detects
Além do excesso de velocidade, os sete Detects estão instalados nos cruzamentos nos quilômetros 1,1, em Jardim Limoeiro, no sentido Vitória ; 12,4, na altura do Posto Alfa, no dois sentidos; 14,7, na altura do Posto Esso, nos dois sentidos; e 15,3, no Espaço Bisneto, nos dois sentidos. O equipamento registra veículos que avançam o sinal vermelho, param sobre a faixa de pedestres e circulam na contramão.
“Não precisaríamos ter equipamentos de fiscalização, se o cidadão respeitasse o que está registrado nas placas de sinalização”, ressaltou a diretora.
Apenas nos horários entre 23h e 5h os semáforos funcionarão em modo piscante, em amarelo, mas a velocidade de 60 Km/h deve ser respeitada.
Faixas de pedestres
Os moradores do bairro Jardim Limoeiro, na Serra, no entanto, reclamam da falta de faixa de pedestres em alguns pontos da ES 010, como em frente ao Posto Arara Azul. O corretor de imóveis Luciano Fiorio, disse que a prioridade do governo deveria ser a segurança do pedestre que não tem por onde atravessar e corre riscos todas os dias na região.
“Nós precisamos da faixa de pedestres na região urgente. Não podemos mais correr riscos aqui. As calçadas também não estreitas e nós acabamos tendo que andar pelo meio da rua. Ciclista então, nem se fala, se vacilar, os automóveis passam em cima das pessoas. Já tivemos alguns acidentes no local e ninguém fez nada”, disse.
O diretor geral do DER-ES em exercício, Élvio Antônio Sartório, afirmou a reforma das calçadas é uma reivindicação nova. “A gente tem consciência que as calçadas são muito modestas ainda. Para resolver este problema é preciso fazer um estudo novo em que dois pontos devem ser atacados. Primeiro, um estudo sobre o afastamento das construções para criarem calçadas mais largas. Uma outra solução, que já está sendo implantada pelo governo, é o contorno de Jacaraípe, porque de Manguinhos já se consegue passar pelo contorno. Então o tráfego sendo desviado de dentro de Jacaraípe,poderá balancear o tráfego, podendo-se até mudar a estrutura das vias e modificar o que está ali, em termo de projeção de tráfego”.
Sartório afirmou ainda que serão feitas medidas paliativas, dentro de um prazo de 30 dias, como a sinalização nos trechos mais estreitos de piso e melhoramento de algumas calçadas com alargamentos parciais.
Sobre as faixas de pedestres, o diretor de Transportes em exercício, Murilo Haddad Filho, ressaltou que a colocação da sinalização horizontal – as faixas de pedestres – foi iniciada nesta quinta-feira (16) e em cerca de 15 dias deve ser concluída, antes de os radares começarem a autuar. A sinalização vertical já foi concluída, segundo Haddad.