A fabricante de autopeças SKF anunciou nesta segunda-feira, 20 de janeiro, um recall voltado a lojas de peças automotivas, mecânicos e proprietários de veículos das marcas Audi, Chevrolet, Fiat, Ford e VW.
Segundo a empresa, foi detectado um problema nas barras de direção VKY 49 .A empresa informa ter constatado que a peça envolvida neste chamamento pode se romper integralmente, principalmente em ocasiões de manobra do veículo, causando perda da dirigibilidade e acidentes, com riscos de danos físicos e materiais ao condutor, ocupantes e terceiros. Estão envolvidas no chamado peças produzidas entre 23 de agosto e 3 de novembro de 2013, e comercializadas a partir de 2 de setembro de 2013. A empresa não informa quantos veículos podem estar envolvidos, apenas os modelos, inclusive alguns fora de linha há anos, como é o caso do Fiat 147.
Somente os veículos que tiveram a barra de direção trocada por um componente da SKF é que podem estar envolvidos no recall.
Segue a relação dos 34 modelos envolvidos neste recall:
Audi: A3
Fiat: 147, Brava, Elba, Fiorino, Idea, Marea, Oggi, Palio, Panorama, Pick-up, Prêmio, Siena, Strada, Tempra e Uno
Chevrolet: Agile, Celta, Corsa, Classic, Meriva, Montana, Prisma e Tigra
Ford: Courier, EcoSport, Escort, Explorer, Fiesta, Ka e Ranger
Volkswagen: Bora, Golf e New Beetle
Para esclarecer dúvidas, a SKF disponibilizou o telefone 0800 141 152. A empresa também orienta os consumidores que realizaram a troca da barra de direção após 2 de setembro de 2013 a procurar uma oficina mecânica para verificar se a peça está inclusa no recall.