RECUPERAÇÃO: Até outubro, o DER do Paraná irá finalizar as obras de recuperação da PR-182, castigada pelas chuvas no ano passado. Foto: Divulgação/DER-PR

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, muro de contenção está 40% concluído; nova estrutura vai garantir estabilidade do trecho mesmo no caso de novos temporais, como o que causou um deslizamento no ano passado

Foram finalizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná cerca de 40% dos serviços no muro de contenção que está sendo feito na recuperação emergencial da PR-182 em Salgado Filho, região Sudoeste do Paraná.

De acordo com o Departamento, os trabalhos são realizados no km 558+600, local atingido por um deslizamento de terra no ano passado, que destruiu praticamente toda a pista, bloqueando totalmente o acesso para Flor da Serra do Sul (PR) e para o estado de Santa Catarina.

Segundo o DER, também estão realizadas as obras de terraplenagem e implantação de sistemas de drenagem para recompor o talude da pista e garantir a estabilidade contra temporais futuros. Em seguida, será feita a pavimentação e nova sinalização do local, com previsão de término da obra para o mês de outubro.

Obra emergencial

De acordo com o DER, o serviço foi contratado em regime emergencial, prevendo a elaboração do projeto de recuperação, a obra em si, e também melhorias ambientais no terreno lindeiro atingido pelo deslizamento. O investimento é de R$ 9.146.342,95.

Atualmente, e até o término dos trabalhos, o tráfego local está desviado por via municipal não pavimentada paralela à rodovia, enquanto o tráfego de longa distância e de veículos pesados deve seguir para Francisco Beltrão (PR), pela PR-483 e PR-180, ou para Barracão (PR), pela BR-163 e BR-280.

Com informações da Ascom do DER-PR