Entre 200 e 300 mil veículos devem descer a serra durante o feriado da Revolução Constitucionalista, segundo a Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes. A contagem começou à zero hora de sexta-feira e prossegue até o mesmo período de segunda-feira.



A concessionária não prevê a implantação de operação descida neste feriado. Até domingo, o Sistema irá operar no esquema 5×5, com descida pela pista sul Imigrantes e pista sul da Anchieta e subida pelas pistas norte das duas rodovias.


Para facilitar o retorno dos motoristas à capital, a partir das 17 horas de domingo, a Ecovias implantará a operação subida 2×8, com subida pelas duas pistas da Imigrantes e pela pista norte da Anchieta.

Nessa operação, que se estenderá até as 22 horas, o acesso ao litoral será feito somente pela pista sul da Anchieta. Na segunda-feira, a operação volta a ser implantada às 11 horas.


Travessias


A estimativa da Dersa é de que mais de 130 mil veículos utilizem as travessias litorâneas sob a jurisdição da empresa neste feriado.

Na ligação Santos/Guarujá, sete embarcações estarão à disposição dos 100.500 veículos que deverão circular nos dois sentidos da travessia.

Em São Sebastião/Ilhabela, cinco balsas farão o transporte dos 16.080 veículos que são aguardados nos dois sentidos da ligação. Para a travessia Guarujá/Bertioga, são esperados 3.530 carros, que poderão contar com duas balsas.



Já na travessia de Iguape/Juréia, o movimento esperado é de 1.030 veículos que serão transportados em duas embarcações. Em Cananéia/Ilha Comprida, a estimativa é de 1.700 veículos e duas embarcações. Em Cananéia/Continente a previsão de movimento é de 1.230 veículos que serão transportados em uma balsa.


Segundo a Dersa, os horários de maior movimento na sexta-feira são entre 19 e 23 horas e, no sábado, entre 9 e 13 horas. No retorno, segunda-feira, a partir das 14 horas.