A Diretoria de Planejamento e Pesquisas do DNIT concluiu o levantamento anual das condições das rodovias federais. Trata-se de relatório que analisa, detalhadamente, a partir de avaliações técnicas, a situação do pavimento das estradas sob jurisdição federal. Baseados nesses levantamentos são definidas as prioridades de investimentos federais em restauração e recuperação das vias em todo o país.
O resumo da análise mostra que os investimentos do Governo Federal nos últimos anos resultaram em melhorias significativas no pavimento, deixando as rodovias em boas condições de tráfego. O relatório aponta que 50% das rodovias (cerca de 26,3 mil quilômetros) estão com pavimento em boas condições. Outros 15% (7,7 mil quilômetros) estão com pavimento em situação regular, enquanto 35% (18,5 mil quilômetros) estão em más condições, necessitando de reparos a curto prazo.
No levantamento anterior, de 2006, apenas 31% do pavimento foram classificados em boas, 31%, regulares e 38% em más condições. Em um ano, o acréscimo de rodovias em boas condições foi de 19 %, o que significa que cerca de 10 mil quilômetros de estradas ganharam melhorias na trafegabilidade e mais segurança para os usuários.
O trabalho é fruto do Sistema de Gerência de Pavimentos. O SGP foi remodelado em 2001 e, desde então, usa um Banco de Dados alimentado com os registros de tráfego, estrutura, deflexão, irregularidade e defeitos do pavimento, por segmentos homogêneos, já compatível com o HDM-4 (programa de uso internacional que simula cenários de investimento em rodovia).
Segundo Jony Marcos do Valle Lopes, Coordenador Geral de Planejamento e Programação de Investimentos do DNIT, para se apurar a real situação da malha rodoviária federal foram realizadas análises de campo através do Levantamento Visual Contínuo – LVC e do Índice de Irregularidade Internacional – IRI. “O trabalho de campo foi executado entre os meses de novembro de 2006 e setembro de 2007. Ele abrangeu 52,9 quilômetros da malha rodoviária federal pavimentada, que é de 53,7 mil quilômetros, fora os trechos concedidos”, explicou.
O Levantamento Visual Contínuo consiste na avaliação da superfície de pavimentos através da observação, a cada 100 metros, dos defeitos existentes no pavimento da rodovia em análise.
No levantamento do Índice de Irregularidade Internacional ou Índice de Rugosidade Internacional (International Roughness Index) são aferidos os desvios da superfície da rodovia em relação a um plano de referência. O levantamento é feito por meio de aparelhos eletrônicos, acoplados no veículo, que fornecem leituras correspondentes à irregularidade do pavimento (conforto do usuário).
O Diretor de Planejamento e Pesquisas do DNIT, Miguel de Souza, considera que a melhoria do pavimento comprova que os investimentos do Governo Federal estão na direção certa.
“Acreditamos que com o Programa de Aceleração de Crescimento – PAC, as condições da malha rodoviária tendem a melhorar muito e, em breve, atingirão índices mais satisfatórios para a sociedade em geral, garantindo mais conforto e segurança“, comentou.