Proprietários de Renault Mégane estão sendo convocados pela Renault à concessionária. A montadora não assume o recall, dizendo que realiza inspeção técnica no sistema de injeção eletrônica, o que não comprometeria a segurança do veículo. Mas na comunidade dedicada ao Mégane no site de relacionamentos Orkut, proprietários apontam diversas falhas que estão sendo verificadas em todo o país. Na concessionária Valence, em Belo Horizonte, um consultor técnico se limitou a dizer à reportagem que se trata de verificação de componentes.
Dono de um modelo, Marcelo relata na comunidade do Orkut que uma concessionária o contatou sobre a verificação de 17 itens, incluindo problemas de rangidos nas portas. Outro Marcelo diz que as trocas variam de chassi e em seu caso foi incluído o pedal de embreagem. Um proprietário de Curitiba cita por diversas vezes que seu Mégane foi substituído por um novo, após inúmeros problemas. Outros visitantes falam sobre falhas na direção eletro-hidráulica.
Direito
Segundo o advogado especialista em Código de Defesa do Consumidor e antigo coordenador do Procon de Belo Horizonte, Bruno Burgarelli, tal ação carateriza recall, por convocar o consumidor de forma geral, mesmo que preventiva. “Tal situação está prevista no artigo 10 do CDC”, diz Burgarelli. O artigo do código diz: O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.