Durante o feriado prolongado da Independência, 96 mil veículos devem passar pela pista norte do Pedágio Jaguariúna (SP-340 km 123). A operação especial da concessionária será realizada entre zero hora de sexta-feira (3/9) e meia-noite da próxima terça-feira (7/9). Para viajar com mais tranquilidade, os motoristas devem evitar os horários de maior movimento, das 18 às 21 horas de sexta-feira e das 9 às 13 horas de sábado. No retorno (dia 7), o horário de pico deve acontecer entre 16 e 20 horas.
Checar os itens de segurança do veículo e planejar o roteiro é fundamental antes da viagem. No entanto, outra preocupação importante para quem vai viajar com crianças é utilizar os equipamentos adequados para o transporte. “A obrigatoriedade para uso das cadeirinhas para menores de 10 anos começa amanhã (1/9)”, lembra o gerente de operações de tráfego da Renovias, Rogério Bahú.
Confira as exigências do Conselho Nacional de Trânsito:
• Todas as crianças até 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro, atadas ao cinto de segurança;
• Crianças até um ano de idade devem ficar acomodadas em bebê conforto;
• De um a quatro anos de idade, a viagem deve ser feita em cadeirinhas apropriadas;
• Dos quatro ao sete anos e meio, a criança deve utilizar um assento de elevação;
• Após essa idade, até completar 10 anos, o transporte pode ser realizado com o cinto de segurança do veículo, mas sempre no banco traseiro.
• No caso de a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou o dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura.
A Renovias coloca o SAU à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo recursos como guinchos, ambulâncias e caminhões de combate a incêndio. Para acionar um dos serviços, basta ligar para 0800 0559696 ou acionar um dos fones de emergência. Para consulta antecipada das condições de tráfego, o motorista pode acessar o site www.renovias.com.br.