O governador Roberto Requião disse nesta quinta-feira (1º) à senadora catarinense Ideli Salvatti que vai propor em audiência pública, programada para a segunda quinzena deste mês em Brasília, que o pedágio, quando extremamente necessário, seja administrado pelos Estados ou por um consórcio formado pelos Estados e a União, mas com uma tarifa bem abaixo da praticada atualmente pelas concessionárias.
A senadora esteve na Granja do Cangüiri para convidar Requião a participar da audiência pública, promovida pela Comissão de Infraestrutura do Senado. Ela aproveitou a ocasião para “trocar idéias com o governador”. “Ele tem uma posição muito parecida com a minha em relação ao pedágio”, disse Ideli. Ela lembrou que o governo federal suspendeu recentemente o processo de privatização de sete lotes de rodovias, alguns deles no Paraná e em Santa Catarina. “Existe até mesmo a possibilidade de esses lotes serem administrados pelos dois Estados”, disse Requião depois da reunião com a senadora.
Ideli Salvatti disse que, ao suspender o processo de privatização de rodovias, o presidente Lula abriu espaço para que o pedágio e a atuação das concessionárias seja debatido, avaliado e reformulado. “Queremos discutir uma alternativa que não seja o processo de concessão que está em andamento e que, apesar de aprovado pelo Tribunal de Contas da União, foi suspenso pelo presidente Lula”, disse a senadora. “Estamos vendo se existe algo que possamos fazer em conjunto, porque entendemos que o atual modelo não serve nem para o Paraná e nem para Santa Catarina”, completou.
Segundo Ideli Salvatti, o atual processo de concessões de rodovias teve início num momento “em que a visão do papel do Estado era bastante diferente deste que estamos vivenciando com o presidente Lula”. “Se naquela época este modelo atendia os objetivos de quem estava no governo, hoje não atende mais. Estamos trabalhando muito para que o País cresça e se desenvolva. Mas existe algo chamado Custo Brasil e o pedágio influi de forma acentuada neste custo. Também sabemos que não havendo estradas suficientes e de qualidade, este custo igualmente sobe”, disse.