Passa bem o menino de 12 anos que perdeu os quatro dedos da mão esquerda em um acidente, na semana passada, quando ajudava o irmão, de 23 anos, numa serralharia de fundo de quintal na cidade de Agrestina, a 179 quilômetros do Recife.
A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica, que conseguiu colocar de volta os dedos na mão do garoto. O êxito do reimplante só poderá ser confirmado depois de 15 dias, quando o menino será submetido a mais uma avaliação médica. Ele está internado no hospital SOS Mãos.
“Influiu bastante neste bom resultado a agilidade na hora de transportar o paciente do Interior para um centro de referência na Capital”, salientou Carlos Eduardo Cunha, coordenador estadual de Urgência e Emergência, que acionou o helicóptero da Polícia Rodoviária Federal – PRF para fazer o transporte do garoto. O prazo máximo para garantir o reimplante é de apenas duas horas após o acidente. “Não dava para fazer o transporte de carro”, explicou.
Os primeiros socorros, prestados pela equipe do Samu de Caruaru, foram feito por volta das 16h40. Levado ao Hospital Regional do Agreste, o menino foi encaminhado às 17h15 ao Recife, após decisão da equipe médica local. O vôo noturno durou cerca de 25 minutos para chegar a capital do Estado. “As condições meteorológicas estavam muito boas naquele momento. Por isso, conseguimos chegar a tempo aqui, no Recife”, contou Bem Júnior, piloto do helicóptero.
O garoto desembarcou no heliporto do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, de onde seguiu para o SOS Mãos, no mesmo bairro. Em média, são realizados mensalmente cerca de 30 transferências de pacientes do Interior para a capital de Pernambuco.