O ordenamento do turismo em João Pessoa passa pelo monitoramento e fiscalização dos transportes que atuam no setor. Para discutir e estabelecer normas em torno da questão, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) promoveu uma reunião na manhã desta quarta-feira (5), contando com a presença de representantes de órgãos e entidades envolvidas, como a Secretaria Executiva de Turismo (Setur), por seu titular Elzário Júnior; o titular da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Deusdete Queiroga, mais dirigentes da associação e sindicato de bugueiros e de guias turísticos.

Durante o encontro foram debatidos os seguintes temas relativos ao assunto: contribuição de cada entidade no ordenamento do turismo no município de João Pessoa; por onde os bugies poderão transportar os turistas na orla marítima; a necessidade de condução por um profissional guia cadastrado pelo Ministério do Turismo e com identificação exposta, entre outros.

Segundo os representantes das entidades é necessário que a atividade tenha um crescimento ordenado, a categoria seja respeitada e que esteja de acordo com a legislação. Para isso, externaram o desejo de ver os bugies credenciados como transporte turístico, sugerindo que a STTrans faça uma vistoria regular nos veículos e se encontre um local adequado para estacionamento dos veículos na orla.

Deusdete Queiroga disse que todas as reivindicações da categoria serão analisadas e que medidas adotadas dentro da legislação vigente. “É preciso pensar na regulamentação como um todo, avançar nesse processo com base na Legislação Estadual e em conjunto com a Setur”, declarou.

Ao final da reunião ficou acertado que haverá uma delimitação para formatar critérios e realizar ações emergenciais de fiscalização dos bugies para atuação turística. “Vamos fazer uma força-tarefa para adotar as medidas de ordenamento e regulamentação, envolvendo a STTrans, a Setur, o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e a Polícia Rodoviária; reuniremos os órgãos para deliberar sobre as ações e esperamos que até novembro próximo a atividade seja regulamentada até mesmo para facilitar as fiscalizações que iremos realizar”, disse o secretário Elzário Júnior.