As férias estão chegando e, na pressa de curtir o sol e a praia, muita gente esquece de um item fundamental: a revisão do carro. Na temporada do ano passado, mais de 20 mil veículos precisaram de socorro só nas Rodovias Anchieta e Imigrantes. Um aborrecimento que muitas vezes poderia ser evitado com uma revisão rápida do veículo. Entre os atendimentos na Anchieta e na Imigrantes, os problemas mecânicos são os mais comuns. As panes elétricas ficam em segundo lugar, seguidas pela pane seca, ou seja, a falta de combustível.
A lição vem da oficina mecânica: manutenção é sempre sinônimo de economia. Poucos turistas lembram que uma viagem tranqüila começa muito antes de pegar a estrada. O casal Ramon e Márcia aprendeu a lição depois de maus momentos.
– Sai de casa, passa no posto de gasolina, enche o tanque, dá uma checada no pneu, água e óleo, para não correr risco na estrada. Já passei alguns apuros por aí, de madrugada inclusive – diz ele.
Se a pane acontecer na descida da Serra do Mar, é preciso chamar o socorro da concessionária da rodovia, que leva o carro até o quilômetro 65 da Imigrantes. De lá é preciso chamar um guincho particular, o que vai custar pelo menos R$85. Se o carro quebrar na subida da serra, o preço é ainda mais alto, a partir do quilômetro 16, o guincho não sai por menos de R$ 150.