O Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit) assegura que a BR-101, no Estado de Sergipe, está com seu pavimento quase que totalmente recuperado e com os acostamentos sendo revigorados. O coordenador Otávio Soares contesta reportagem da revista Exame que, após percorrer 300 quilômetros de estrada entre a Bahia e Sergipe, teria concluído que as condições da rodovia estaria contribuindo para elevar os custos do transporte de carga no país. Diz a revista que falta acostamento em alguns trechos, as placas de sinalização são uma raridade e as existentes estão deterioradas, ou encobertas pelo mato. “Essa deve ser uma matéria requentada, ou com dados velhos. Hoje a realidade é outra”, comentou.
Segundo Otávio Soares, hoje há homens e máquinas trabalhando nos trechos entre Estância e São Cristóvão, entre o povoado Pedra Branca, em Laranjeiras e Capela, faltando apenas a fixação na nova sinalização horizontal (pintura no asfalto) e placas. Ele garante que ainda esta semana vai cobrar a intensificação dessa sinalização, já que no contrato consta a simultaneidade das atividades. A BR-235 tem obras desde o trevo de acesso a BR-101 até o trevo de acesso a Ribeirópolis. “Em poucos dias, a BR-235 vai ter um pavimento 100% recuperado”, garantiu. Ao contrário do que disse o setor empresarial à revista, técnicos do Dnit também responsabilizam o excesso de carga pela redução da vida útil das estradas federais.
O Dnit espera inaugurar até o Natal a duplicação da BR-101, entre o trevo de acesso a Aracaju até o trevo de acesso a cidade de Nossa Senhora do Socorro. O trevo de acesso a Aracaju já está ganhando as rampas graças ao período de estiagem. “Não há falta de dinheiro e nenhum outro problema. Está tudo empenhado. As obras agora estão no ritmo esperado e em breve os sergipanos vão ter os benefícios destas obras”, acrescentou. Quanto a duplicação total dos 14 km de rodovia, até o povoado Pedra Branca, a previsão é estar concluída em abril de 2008.