CONCRETO: Revitalização em 59 km da PRC-280 foi feita integralmente com pavimento rígido de concreto, técnica que é conhecida como whitetopping, inédita em rodovias estaduais do Paraná, que garante maior durabilidade e custo-benefício. Foto: Divulgação/DER-PR

Obra faz parte do programa do Governo do Estado, em 100 dias de atuação. Serviços feitos concreto serão acrescidos de outros 45 km já em processo de licitação

A revitalização da PRC-280 é uma das obras prometidas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior com a população da região. A rodovia estadual, considerada umas das mais precárias do Paraná, receberá melhorias em outros 45 quilômetros, que estão em processo de licitação.

De acordo com o Departamento de Estrada de Rodagem (DER-PR), os investimentos vão fomentar o desenvolvimento da região, além de aumentar a segurança dos usuários e melhorar a qualidade das viagens. Os trabalhos na região incluem, ainda, o novo contorno em Francisco Beltrão e obras em Salgado Filho.

Principais obras no Sudoeste do Paraná nos 100 dias de governo:

Entrega da nova PRC-280

No fim de março, o governador Carlos Ratinho Junior entregou uma das obras mais aguardadas da região: a revitalização da PRC-280, entre Palmas e a BR-153. A rodovia, que é um dos principais corredores logísticos do Sudoeste e Sul do Paraná, teve 59,55 quilômetros restaurados no trecho que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina.

Eles foram feitos integralmente com pavimento rígido de concreto, técnica que é conhecida como whitetopping, inédita em rodovias estaduais do Paraná, que garante maior durabilidade e custo-benefício.

Este tipo de pavimento tem vida útil de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico. O investimento foi de R$ 107 milhões por meio do Avança Paraná, programa que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Segunda etapa da revitalização da PRC-280

Também em março, o Estado iniciou a contratação para restauração de mais um trecho da PRC-280, desta vez entre Palmas e Clevelândia. É a continuação da revitalização da rodovia estadual.

São 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia.

Serão contempladas as faixas de rolamento e acostamentos em todo este trecho. A obra também utilizará a técnica whitetopping, aproveitando o asfalto atual como base para execução de novas placas de concreto, gerando mais durabilidade e custo-benefício.

Terceiras faixas da PRC-280

Estão concluídas as obras de implantação de terceiras faixas na PRC-280, entre União da Vitória e Marmeleiro. No total, foram construídos 12,39 quilômetros de novas faixas em um trecho de 130 quilômetros, o que vai garantir mais segurança e agilidade no percurso.

São 19 novos segmentos, entre os km 0 (divisa do Paraná com Santa Catarina) e 5,9 (em União da Vitória); e do km 130,3 (no acesso a Palmas) ao 254,9 (no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro).

Cada faixa possui largura média de 3,5 metros e extensão que varia entre 480 e 900 metros. O investimento foi de R$ 26,8 milhões, realizado através de uma parceria do Governo do Paraná com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

Reforma no viaduto de Palmas

O DER iniciou a reforma do viaduto da PRC-280, no perímetro urbano de Palmas, na região Sudoeste, localizado na interseção com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, que dá acesso para a Codapar e o Instituto Federal do Paraná. Inicialmente, estão sendo feitas a limpeza das estruturas, remoção de defensas e placas, assim como montagem das plataformas suspensas para execução dos serviços.

O Viaduto da Codapar, como é conhecido, será totalmente revitalizado, com reparo e recuperação das fissuras, instalação de meios-fios e sarjetas, desobstrução de drenos, instalação de novas juntas no pavimento, sinalização horizontal e vertical, além de pintura da estrutura.

Contratos de conservação

O Estado assinou cinco contratos para conservação de 1.326,42 quilômetros de rodovias estaduais do Sudoeste, entre elas a PRC-280, com investimento de R$ 175 milhões. Entre os corredores estão as ligações entre Palmas e Renascença; Realeza e Francisco Beltrão; Palmas e Foz do Jordão; Ampere e Santo Antônio do Sudoeste; Realeza e Enéas Marques; Dois Vizinhos e Francisco Beltrão; Dois Vizinhos e Pato Branco; e Palmas e Coronel Domingos Soares. Mais de 840 mil habitantes de 51 municípios serão beneficiados diretamente com os serviços do DER, além do tráfego de longa distância.

Novo Contorno de Francisco Beltrão

CONTORNO: Pavimentação do novo Contorno Noroeste de Francisco Beltrão atingiram 80%. Foto: Divulgação/DER-PR

As obras do novo Contorno Noroeste de Francisco Beltrão atingiram 75,31% de conclusão. O destaque foi o avanço dos serviços de pavimentação, que já alcançaram quase 80%. Também avançaram os trabalhos de obras de arte correntes e drenagens, tantos as profundas quanto as superficiais.

Na sequência, serão finalizados os serviços de pavimentação de vias marginais e ramos, implantação de dispositivos de segurança viária, sinalização horizontal e vertical. O trecho conta com cinco viadutos e uma ponte, todos com obras já concluídas.

O contorno está localizado em um importante polo industrial, formado por indústrias agropecuaristas. Com 5,2 quilômetros de extensão, o novo eixo (PR-475) irá conectar a PR-180 e a PR-483 solucionando o problema de tráfego de veículos pesados que impacta as vias urbanas do município.

Recuperação emergencial da PR-182, em Salgado Filho

O DER está executando a obra de recuperação de um trecho da PR-182, no km 588, em Salgado Filho, destruído completamente após um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas no fim do ano passado.

As obras começaram em novembro, com os primeiros dois meses dedicados principalmente ao projeto executivo, mobilização, canteiro de obras e coleta de informações através de sondagens geotécnicas.

O andamento está em quase 20% concluído. A obra foi contratada de forma emergencial, com investimento de R$ 9,1 milhões. O prazo para o término é de mais sete meses, com a necessidade de interdição total da pista até a conclusão dos reparos.

EMERGENCIAL: Obra de recuperação emergencial em trecho da PR-182, em Salgado Filho, destruído completamente após um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas no fim do ano passado. Foto: Divulgação/DER-PR

Reforço na sinalização

Estão em execução os serviços de reforço de segurança viária nas rodovias estaduais do Sudoeste. Já foram investidos quase R$ 500 mil em sinalização, pintura de faixas, instalação de tachas refletivas e defensas metálicas.

A previsão é de atendimento de 1.185,41 km da região, com prioridades para os trechos mais necessitados inicialmente. Os trabalhos integram o Proseg Paraná, um dos maiores programas de segurança viária do Brasil.

Fonte: Ascom do DER-PR