O DAER, Federação dos Caminhoneiros Autônomos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fecam) e a Dbtrans, empresa da área de vale-pedágio, assinam na segunda-feira, 23, um convênio para o lançamento do Vale-Pedágio Auto Expresso. O produto, destinado a caminhoneiros autônomos, será utilizado em todas as praças de pedágio do DAER no estado, além das estradas regidas pela Concepa, onde já está em uso há mais de seis meses.

O produto é constituído de um chip e um cartão identificador. O chip reconhece automaticamente o veículo de carga ao passar pelas praças de pedágio sem que haja a necessidade de parada dos caminhões. Já o cartão, que contém o nome do profissional, placa do veículo e o RNTRC (registro nacional de transportadores rodoviários de carga), permite a identificação do caminhoneiro no processo de aquisição do Vale-Pedágio feita pelo embarcador.

A solução garante maior segurança ao caminhoneiro, já que reduz a necessidade de levar dinheiro, e agiliza as passagens pelas praças de pedágio. Para os embarcadores, elimina a necessidade de infra-estrutura para emissão do vale-pedágio em cupom ou cartão, tornando o processo mais rápido. Para as concessionárias, auxilia na redução das filas de espera e na qualidade do atendimento.

Para implementar o sistema de aceitação do vale-pedágio automático, as concessionárias não têm gasto algum. Segundo André Costa, diretor-secretário da Fecam, inicialmente o produto beneficiará mais de 130 mil caminhoneiros autônomos no Rio Grande do Sul e 60 mil em Santa Catarina. Porém, o sistema – que em breve também será usado em São Paulo – pode ser disponibilizado, ainda, para usuários de carros de passeio, inclusive pessoas físicas.