O anúncio do Governo do Estado sobre as concessões das rodovias das regiões dos vales do Sinos, Patrulha e Serra prevê a criação de ao menos 12 novas praças de pedágio do tipo Free Flow — sistema no qual o motorista passa livremente e efetua o pagamento em prazo determinado.
Os locais das praças foram divulgados durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (28), no Centro Administrativo Fernando Ferrari.
De acordo com o plano de concessões, a atual praça de pedágio de Campo Bom será reposicionada para o km 25,2, na divisa com Sapiranga. As cidades de Novo Hamburgo, Araricá, Parobé e Taquara também passarão a contar com pedágios no modelo Free Flow, conforme a apresentação do Governo do Estado (confira a lista abaixo).
Além das 12 praças distribuídas ao longo das rodovias ERS-239, ERS-115, ERS-474 e ERS-235, outros três pedágios deverão ser integrados ao sistema em longo prazo. Quando estiver concluída, a Rodovia ERS-010 contará com mais três praças — uma delas, futuramente, no km 33,9, em território campo-bonense.
Localização das praças de pedágio
RODOVIA RS-239 (Novo Hamburgo – Riozinho)
RS-239, km 18,7 (Novo Hamburgo) (novo pedágio)
RS- 239, km 25,2 (Campo Bom) (novo pedágio)
RS- 239, km 36,6 (Araricá) (novo pedágio)
RS- 239, km 48,7 (Parobé) (novo pedágio)
RS- 239, km 63,0 (Taquara) (novo pedágio)
RODOVIA RS-235 (GRAMADO X NOVA PETRÓPOLIS)
RS-235, km 14 (Nova Petrópolis) (novo pedágio)
RS-235, km 29,9 (Gramado) (vai ser reposicionado)
RS-235, km 52,9 (São Francisco de Paula) (vai ser mantido)
RODOVIA RS-115 (TAQUARA X GRAMADO)
RS-115, km 14,9 (Três Coroas) (vai ser reposicionado)
RS-115, km 31,6 (Gramado) (novo pedágio)
RODOVIA RS-474 (ROLANTE X SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA)
RS-474, km 29,5 (Rolante) (novo pedágio)
RS-474, km 8,9 (São Antônio da Patrulha) (vai ser reposicionado)
RODOVIA RS-020 (Gravataí, passando por Taquara, Igrejinha e São Francisco de Paula)
RS-020, km 21,6 (Gravataí) (novo pedágio)
RS-020, km 40,7 (Taquara) (novo pedágio)
RS-020, km 59,4 (Igrejinha) (novo pedágio)
RS-020, km 78,5 (São Francisco de Paula) (novo pedágio)













O que eu faria para ter poder e um povo que dependesse de mim ?
Tornaria ele escravo, mas não como se vê em filmes e contos de fada. Com educação e saúde precárias, mais impostos, mais benefícios pra manter os votos, e assim por diante.
Notícias de que tudo vai melhorar, enquanto tudo está um caos. Colocaria para cuidar de cada setor, pessoas que não são preparadas (especialistas).
Faria o povo deste lugar desunido, apagado, sem poder de opinar, enfim, confundiria suas mentes, daria distrações enquanto aprovo o que tenho interesse.
Poderia citar várias coisas, mas não precisa pois estamos inseridos nisso .
Não chega o que já fizeram com o povo agora vão colocar pedágio em todas as rodovias ,daqui um tempo se continuarem assim até apé vamos ter que pagar pedágio
Vão criar vergonha na cara esses políticos sem vergonha
Esse desgoverno que afundar com o Rio Grande do sul,vergonhoso..
Por isso e muito mais enchi o saco do RS, sou mais um indo embora entre tantos que já foram, existe Estados bem melhores, limpos e com bem menos roubalheira e descaso do que o RS e infelizmente nada muda por aqui só piora, então como incomodado estou indo.
Bai…bai.
Absurdo. Mais pedagios ,onde esta o IPVA mais alto do Brasil ?
Inacreditável,camara NÃO pode aprovar.
Esse inútil ser sem caráter sem moral nenhuma, esterco ainda tem serventia, esse imundo esquerdopata não representa o povo gaúcho, e tem a pretensão de concorrer a presidência, que piada.
Este governo nao me representa… cobrar do PT , que votou neste desgovernado… eu tô com a consciência tranquila… não votei neste jaguara…. quer ser presidente… me poupe filhote de esquerda…
Governador corrupto e sem vergonha, tu anda 10km e já cai num pedágio. Tem que tirar esse idiota do poder, inimigo do povo. Só pensa no bolso dele e dos empresários, o pobre que se lasque.
No verão de 2025 andei por todo Estado de Alagoas em boas estradas. Não paguei pedágio algum por que não há. Talvez seja por que Alagoas é um Estado mais rico que o RS. Aqui usam a grande imprensa par vender que o pedágio é a única solução. Gaúcho melhor em tudo!
Os políticos e governantes não estão mais preocupados em agradar ao povo, pois eles só tem que agradar quem CONTA o voto Logo,logo eles não precisarão mais nem do povo votando nas caixinhas mágicas do sistema. O sistema é deles, eles escolhem por vc .
Os políticos e governantes não estão mais preocupados em agradar ao povo, pois eles só tem que agradar quem CONTA o voto Logo,logo eles não precisarão mais nem do povo votando nas caixinhas mágicas do sistema. O sistema deles eles escolhem
Esse desgraçado!! será mais um maldito a ser lembrado pelos feitos de achaque.. ao povo gaúcho.
Povo gaúcho… Os votantes nele, deveriam estar envergonhados, pois, com a ingenuidade dos mimimi, elegeram este inepto e estelionatário. Em silencio e mídia comprada, esconderam a humilhação sofrida através do pt (lula e paulo pimenta na cerimonia de lançamento do combate as enchentes) O RS, esta provado, não é exemplo de povo politizado…falácia..Paraná e Santa Catarina sim…..Nas próximas eleições vamos mandar para casa este atraso e seu vice.
Eu não quero pagar. Acho um absurdo esse governador buscar sempre a alternativa de tirar do cidadão, o que ele nunca pagou para ter. Uma rodovia estadual é do povo. Não é dele.
Para que pagamos IPVA Esse Governador vai deixar apenas um legado. Rodovias com pedagios topo pegadinha, que são essas armadilhas chamadas free flow. Única coisa boa é que só tem mais um ano para assaltar o povo gaúcho
É com muita tristeza que vejo um governador dando tantas concessões em tantas estradas e não colocar uma única ciclovia como obrigação para as concessionárias fazerem, as ciclovias além de opção ecológica ao transporte e servir de opção ao não pagamento da tarifa, serviria para amenizar os transtornos causados à população local. Típico de quem só anda de helicóptero e sem visão nenhuma de futuro, com esse pensamento retrógrado não tem nenhuma chance nas eleições presidenciais.
Os governantes estão cada dia mais distantes da realidade do povo. Independente da ideologia, partido político, parece que sofrem de cegueira seletiva. Só enxergam o que interessa.
Ao repassar as estradas para a iniciativa privada, o IPVA não deveria ser cobrado, pois pra que serve este imposto? Pra desaparecer nos meandros do sistema?