Rio Preto terá o primeiro semáforo com tripla função a partir da próxima semana. Outros dois semáforos comuns também serão implantados na cidade até o início de dezembro.
O semafórico, como é chamado o equipamento com radar, irá medir a velocidade do veículo, verificar se a parada foi feita antes da faixa de pedestre e se o sinal vermelho foi ultrapassado. O aparelho será instalado entre as ruas Independência e Aristídes Serpa, na Vila Aurora.
Os semáforos comuns serão implantados na avenida Clóvis Oger com a marginal da rodovia Washington Luís e na Alameda das Orquídeas com a avenida Lino José de Seixas.
De acordo com o secretário de trânsito, Amaury Hernandes, o objetivo é disciplinar o trânsito e aumentar a segurança de motoristas e pedestres.
O secretário afirma que provavelmente outros equipamentos semafóricos serão instalados na cidade. “Estamos estudando os locais que necessitam do aparelho.”
Ele diz que o estudo está sendo feito de acordo com os índices de acidentes em cada cruzamento da cidade.
Rio Preto tem hoje 600 semáforos. Desses, nove são semafóricos que verificam o local de parada do veículo e a ultrapassagem de sinal.
Radares
Rio Preto tem oito radares fixos, um estático, oito semafóricos e três lombadas eletrônicas.
Em outubro foram aplicadas na cidade 5.324 multas, 2.526 a mais que no mês anterior.
Pontos onde terão novos semáforos
• Radar semafórico
Será instalado entre as ruas Independência e Aristídes Serpa, na Vila Aurora
• Semáforo comum 1
Avenida Clóvis Oger com a marginal da rodovia Washington Luís, próximo ao Instituto Penal Agrícola
• Semáforo comum 2
Alameda das Orquídeas com avenida Lino José de Seixas, na Represa Municipal